O navio patrulha oceânico da Marinha portuguesa, “Viana do Castelo”, larga na próxima segunda-feira, dia 20 de Agosto, da Base Naval de Lisboa, em direcção à costa ocidental africana, iniciando uma missão no âmbito da cooperação no domínio da Defesa, diplomacia naval e apoio à política externa do Estado, inserida na iniciativa MAR ABERTO 2018.
Nesta missão, que se prolongará até ao próximo dia 29 de Outubro, o navio navegará cerca de 10.000 milhas náuticas, visitando a República de Angola, a República Democrática de São Tomé e Príncipe, a República da Costa do Marfim e a República de Cabo-Verde.
Durante a permanência nos referidos países, o navio desenvolverá acções no âmbito dos acordos de cooperação bilateral com as Marinhas dos países amigos, em matérias tão diversas como a vigilância, patrulhamento marítimo e segurança marítima, bem como outras acções de apoio à política externa do Estado e a promoção da indústria da base tecnológica de Defesa Nacional junto dos países visitados.
Actualmente, o navio tem embarcado 53 militares, incluindo o Comandante da Unidade de Tarefa - capitão-de-mar-e-guerra Noronha Bragança, a Comandante do navio, capitão-tenente Vânia Filipa Carvalho, uma equipa de fuzileiros, uma equipa de mergulhadores e uma equipa médica.
A missão do navio à costa ocidental africana vai permitir efectuar o transporte de diverso material em apoio a entidades e organismos sediados nesses países, iniciando com uma escala em São Tomé e Príncipe, onde assume especial importância o apoio logístico ao navio patrulha “Zaire” que se encontra em missão de longa duração desde 3 de Janeiro de 2018, no âmbito da capacitação da Guarda Costeira de São Tomé e Príncipe. (Emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.