1 de setembro de 2018

Participação do Exército no âmbito do Plano de Apoio Militar de Emergência 2018

No âmbito da sua missão de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações, o Exército Português desenvolveu, nos últimos quatro meses, uma forte actividade de participação na prevenção e apoio ao combate de incêndios rurais, inserido no Plano de Apoio Militar de Emergência do Exército 2018.

Neste contexto, no apoio prestado aos Municípios, ao Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e à Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), no período de 10 de maio a 29 de Agosto, o Exército empenhou 9812 militares, efectuou 2775 patrulhas de vigilância e detecção, abrangendo 136 concelhos pertencentes a 17 distritos. Na execução destas acções de patrulhamento, foram percorridos 449 037 km e asseguradas 17 748 horas de vigilância.

Destaca-se ainda, das acções desenvolvidas pelo Exército neste período, o apoio directo à ANPC no combate aos incêndios, através da presença em três teatros de operações, Monchique, Marvão e Seia, no período de 4 a 25 de Agosto, onde foram empenhados 45 Pelotões de rescaldo e vigilância activa pós-incêndio, 18 Destacamentos de Engenharia, 2 Módulos de Evacuação e 1 Módulo de Apoio de Serviços, correspondendo a um empenhamento de 961 militares e 200 viaturas, provenientes de 28 unidades. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.