20 de outubro de 2018

'Exército - parceiro tecnológico nacional'

As comemorações do Dia do Exército arrancaram hoje com um evento dedicado à tecnologia. A Secretária de Estado da Defesa Nacional, Ana Santos Pinto, marcou presença, ao lado do Chefe de Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, no "Exército – Parceiro Tecnológico Nacional’, um evento que leva até à cidade-berço o Exército Português de hoje.

No seu primeiro acto oficial, a Secretária de Estado da Defesa Nacional, destacou o triângulo virtuoso das “sinergias entre as Forças Armadas, neste caso particular o Exército, a Academia e a Base Industrial e Tecnológica de Defesa, com esta componente muitíssimo importante das empresas”.

Para Ana Santos Pinto, “aquilo que vimos hoje são concretizações do presente”, e não do futuro. “Apresentam uma realidade presente, da qual todos nós nos devemos orgulhar e que deve servir de exemplo para aquilo que é o potencial de desenvolvimento de projectos que têm como objectivo, não só a capacitação, as capacidades e desenvolvimentos das capacidades das Forças Armadas e do Exército, mas também aquilo que é o potencial de exportação, através dos consórcios”.

A governante recordou que “estes produtos que vimos hoje são fruto de vários anos de trabalho, são fruto de várias experiências que foram sendo realizadas, de várias melhorias e que têm a particularidade de procurar responder às necessidades particulares, neste caso do Exército, neste trabalho conjunto que foi feito, mas também tem a capacidade de duplo uso, e que no ponto de vista do financiamento internacional, por exemplo, tem uma dimensão muito importante”.

Após a assistir à apresentação de vários projectos de entidades e empresas, como o Centro de Informação Geoespacial do Exército, a Repartição de Capacidades/Divisão de Planeamento de Forças, do Centro Tecnológico das Indústrias Têxtil e do Vestuário de Portugal (CITEVE), da Universidade do Minho e da empresa Critical Software, a Secretária de Estado relevou como o potencial destes projectos para a proteção dos soldados e a melhoria do próprio conforto. “Quero dar os meus parabéns, o meu reconhecimento e o meu incentivo à continuidade destes projectos”.

Apresentar o Exército de hoje na cidade-berço

‘O Exército, Parceiro Tecnológico Nacional’ é uma iniciativa inserida nas comemorações do Dia do Exército, na cidade de Guimarães, que leva até à cidade-berço o Exército Português de hoje.

Pretende promover o conhecimento das sinergias já concretizadas, em concretização ou motivador de novas parcerias, através da ligação entre as necessidades da sociedade nacional e as possibilidades e capacidades do Exército.

Esta iniciativa contou ainda com uma demonstração e exposição de sistemas de comando e controlo, de proteção de viaturas e de contentores e um projecto futuro para o desenvolvimento de módulos de comando avançados, permitiu o contacto físico do que foi apresentado e os resultados concretos.

Procedeu-se à apresentação e entrega dos Selos de Qualidade Army Tested e Combat Proven, um modelo de certificação da responsabilidade do Estado Maior do Exército que qualifica sistemas de armas e equipamentos militares, É destinado às empresas da Base Tecnológica Industrial de Defesa que sejam testados pelo Exército Português, mediante candidatura prévia.(Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.