22 de outubro de 2018

Militares portugueses testam capacidades no exercício anual “LUSITANO18”

O Estado-Maior General das Forças Armadas realiza o exercício anual “LUSITANO 2018" (LUS18), entre os dias 19 e 25 de Outubro, sediado no Regimento de Infantaria N.º10, em São Jacinto e ainda, no Aeródromo de Manobra N.º1, em Ovar, com um total de 642 militares, dois navios e três aeronaves.

Sendo o exercício anual das Forças Armadas Portuguesas, o LUS18 tem por finalidade avaliar e certificar a sua capacidade operacional, proporcionando treino, qualificação e aprontamento dos militares participantes, no âmbito das Operações de Resposta a Crise, envolvendo a Estrutura de Crise do Comando Conjunto para as Operações Militares, Comandos e Estados-Maiores, forças e meios das Componentes da Força de Reacção Imediata, da Componente de Operações Especiais e do Destacamento Conjunto da Companhia Geral de CIMIC.

Para além de exercitar o comando e controlo das forças armadas, o LUS18 tem o objectivo de proporcionar treino operacional conjunto, nomeadamente em operações de resposta a situações de catástrofe, no Espaço Estratégico de Interesse Nacional Conjuntural, na proteção, socorro e evacuação de cidadãos nacionais, em áreas de crise e, no reforço ou proteção de Forças Nacionais Destacadas.

Tendo em consideração os objectivos de treino, os constrangimentos e restrições inerentes aos exercícios militares, foi desenvolvido um cenário específico para o LUS18, de modo a proporcionar um ambiente operacional o mais realista possível e típico dos teatros de operações actuais, nos quais os militares portugueses possam vir a participar. (Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.