16 de novembro de 2018

Ministro da Defesa Nacional visita o Exército

(Exército)O Exército Português recebeu hoje, 16 de Novembro, no Campo Militar de Santa Margarida (CMSM), a visita do Ministro da Defesa Nacional (MDN), Professor Doutor João Gomes Cravinho.

Acompanhado pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Nunes da Fonseca, entre outras entidades militares e civis, o MDN realizou a sua primeira visita oficial ao Exército neste Campo Militar, único em Portugal, que aloja a Brigada com as forças pesadas do Exército e que, na região, se constitui como uma comunidade militar integral que contribui para a mitigação dos efeitos da desertificação.

Após a apresentação de cumprimentos do Conselho Superior do Exército, na Sala de Honra do Quartel-General da Brigada Mecanizada, o MDN assistiu ao brífingue do Exército, apresentado pelo CEME no Auditório da Brigada, que abordou as diversas intervenções do Exército, em contexto nacional e internacional, e expôs as várias prioridades de actuação, nomeadamente algumas medidas de recrutamento e retenção de militares em regime de contrato e de voluntariado, reequipamento, qualificação e certificação dos recursos humanos, bem como a modernização e interoperabilidade do Exército. Em jeito de resumo, o General Nunes da Fonseca designou o Exército como um produtor de segurança e “uma força estruturante que persiste e prossegue, com a missão de honrar os portugueses e Portugal."

Em consonância com o brífingue apresentado, o Professor Doutor João Gomes Cravinho admitiu que “o Exército está num bom caminho. O trabalho desenvolvido pelas Forças Armadas, neste caso em particular pelo Exercito, favorece a segurança de Portugal e é, hoje, um contributo importante para a segurança internacional, merecedor de orgulho por parte de todos os portugueses."

Acompanhado pelo CEME e pela Estrutura Superior do Exército, entre outras entidades militares e civis, o MDN deslocou-se para o Campo de Tiro A7, no Delta D. Pedro, onde assistiu a uma demonstração de capacidades e meios, através da exibição de um exercício táctico, em cenário fictício, com fogos reais. A demonstração, estruturada segundo as três tipologias de Forças, designadamente, Ligeiras da Brigada de Reacção Rápida, Médias da Brigada de Intervenção e Pesadas da Brigada Mecanizada, deu ênfase às características particulares de cada Força, com sistemas de armas específicos que lhes permite responder adequadamente aos desafios e adversidades vividos nos diversos Teatros de Operações, e que, em conjunto, consubstanciam o elemento dissuasor e garante da capacidade de defesa terrestre nacional.

Concluída a demonstração, o Professor Doutor João Gomes Cravinho dirigiu umas palavras de agradecimento a todos os militares do Exército Português pelo trabalho que realizam diariamente, bem como de reconhecimento pela prontidão e cumprimento nas missões onde estão envolvidos, honrando o país. “Saliento as Forças Nacionais Destacadas, que muitas vezes são preparadas aqui, no Campo Militar de Santa Margarida. Um muito obrigado a todos!", concluiu o MDN.

A encerrar o programa da sua primeira visita oficial ao Exército, o Professor Doutor João Gomes Cravinho efectuou uma passagem pelas instalações da Brigada Mecanizada, e assinou, pela primeira vez enquanto Ministro com a tutela da defesa, o Livro de Honra do Exército Português.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.