11 de março de 2019

Exercício de artilharia “TROVÃO 191”

(Exército)Entre os dias 14 e 22 de Fevereiro, o Grupo de Artilharia de Campanha (GAC) da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR), sedeado no Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4), em Leiria, preparou e conduziu o exercício sectorial “TROVÃO 191".

Este exercício contou com a participação de cerca de 100 militares oriundos do GAC da BrigRR, da Brigada Mecanizada, das Zonas Militares dos Açores e da Madeira e do Centro de Saúde de Évora, tendo como finalidade desenvolver e testar a capacidade operacional do GAC no Apoio de Fogos à BrigRR.

No período entre 14 e 17 de Fevereiro, o Comando e Estado-Maior do GAC efectuaram o treino do Estado-Maior (EM) do Grupo, enquanto a 1.ª Bateria de Bocas de Fogo preparava todos os equipamentos e treinava Técnicas, Tácticas e Procedimentos (TTP) com o devido apoio da Bateria de Comando e Serviços.

Entre 18 e 20 de Fevereiro, as Unidades participantes foram projectadas do RA4 para o RA5, em Vendas Novas, tendo ali dado cumprimento à Ordem de Operações elaborada no período de treino do EM. Realizou-se tiro de armamento ligeiro e de morteiro TAMPELLA 120mm, e foram treinadas as TTP relativas ao reconhecimento, escolha e ocupação de posições de artilharia, ao fluxo dos pedidos de tiro e de relatórios, e à reacção a incidentes diversos. Neste período, ocorreram as visitas do Comandante da BrigRR, Brigadeiro-General Coelho Rebelo, do Segundo-Comandante da BrigRR, Coronel Dias Henriques, do Comandante do RA4, Coronel Silva Caravela, e do Comandante do RA5, Coronel Dias Martins.

Nos dias 21 e 22 de Fevereiro, a finalizar o exercício, foram executadas a manobra de retracção do GAC para o RA4, a aplicação dos planos de manutenção de equipamentos, materiais e viaturas, e as reuniões para a identificação das boas práticas e detalhes a melhorar nos procedimentos dos diferentes escalões tácticos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.