6 de março de 2019

F-16 portugueses já sobrevoam céus da Polónia

(Emgfa)Quatro aeronaves F16M e 70 militares da Força Aérea portuguesa, estão na Polónia desde o dia 1 de Março integrados na missão da NATO para as medidas de tranquilização no flanco leste da Aliança (“NATO Assurance Measures 2019”).

O destacamento português, a operar a partir da Base Aérea 22 de Malbork, vai contribuir directamente para o princípio de defesa colectiva e para o espírito de solidariedade que caracterizam a NATO, reforçando a capacidade de dissuasão e resposta da Aliança face a potenciais ameaças.

As aeronaves de caça portuguesas, preparadas para missões multi-tarefa “ar-ar” e “ar-solo”, têm como missão primária realizar missões de intercepção e salvaguardar a integridade do espaço aéreo dos estados membros da NATO.

Este destacamento, a voar sob o controlo do Centro de Operações Aéreas Combinadas da NATO situado em Uedem , na Alemanha (Combined Air Operations Center Uedem), vai interagir não só com as Forças Armadas polacas, como também com outras Forças Armadas parceiras NATO, como Finlândia e a Suécia, também presentes na região.

As medidas de tranquilização no flanco leste da Aliança inserem-se no conjunto de missões das Forças Nacionais Destacadas, aprovadas para 2019, no âmbito do contributo de Portugal para a paz, a segurança e a estabilidade internacional. O contingente português estará neste teatro de operações durante dois meses.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.