14 de abril de 2019

Brigada Mecanizada comemorou o seu 41.º aniversário

(Exército)Decorreu, no dia 11 de Abril, a cerimónia militar comemorativa do 41.º aniversário da Brigada Mecanizada (BrigMec), sediada no Campo Militar de Santa Margarida, local único em Portugal, que aloja a Brigada com as forças pesadas do Exército e que, na região, se constitui como uma comunidade militar integral que contribui para a mitigação dos efeitos da desertificação.

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General Nunes da Fonseca, a cerimónia contemplou a formalização da geminação da Brigada Mecanizada com a Brigada “Extremadura XI”, do Exército de Espanha, com a troca simbólica de estandartes heráldicos entre as duas Brigadas e, posteriormente, com o descerramento de uma placa alusiva à ocasião no Quartel-General da BrigMec.

O Comandante da BrigMec, Brigadeiro-General Mendes Ferrão, no seu discurso, realçou “o excelente trabalho realizado no último ano, que permitiu o cabal cumprimento da missão da Brigada”, bem como “o contributo desta Grande Unidade para um Exército que se pretende Presente, Próximo, Competente e Solidário”. Ao referenciar a geminação com a Brigada “Extremadura XI”, relembrou que esta representa um fortalecimento da cooperação internacional, “fundamental para a garantia e manutenção da credibilidade da Brigada, que, desde a sua génese, se sustenta na sua eficácia operacional”.

O General CEME destacou que esta geminação traduz “inegáveis benefícios e enriquecimentos mútuos, envolvendo essencialmente a partilha de conhecimentos e experiências”. Congratulou a Brigada pela recente atribuição do Prémio Defesa Nacional e Ambiente, situação que considera revelar o seu “profissionalismo e espírito empreendedor, na liderança das preocupações ambientais do Exército”. Por fim, agradeceu e enalteceu os militares e civis que prestam serviço na BrigMec pelo cumprimento das mais diversas missões de apoio ao desenvolvimento e bem-estar das populações, no país e além-fronteiras, referenciando a Brigada como um “pilar fundamental da estrutura operacional, encimada pelo Comando das Forças Terrestres”.

As comemorações culminaram com a inauguração da Colecção Visitável da Brigada Mecanizada, que tem por tema “Um Campo, Uma Força, Um Compromisso!”. Esta colecção, disponível para ser visitada pelo público em geral, reúne um conjunto de imagens, vídeos, materiais e momentos que fazem parte da história do Campo Militar e dos homens e mulheres que serviram o Exército e a NATO em Santa Margarida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.