23 de maio de 2019

Dia dos Paraquedistas e do Regimento de Paraquedistas

(Exército)Comemorou-se hoje, em Tancos, o 63.º aniversário do Dia dos Paraquedistas e do Regimento de Paraquedistas (RPara).

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas (CEMGFA), Almirante António da Silva Ribeiro, presidiu à cerimonia militar, que contou com a presença do Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Nunes da Fonseca, e do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Dr. Fernando Freire, entre outras entidades militares e civis.

O dia da tradicional reunião, que juntou milhares de militares, ex-militares e respectivas famílias e amigos, iniciou-se com o voo livre de 07 Balões de Ar Quente, seguindo-se o Içar da Bandeira Nacional, a realização da Cerimónia de Homenagem aos Mortos em Combate e uma Missa de Acção de Graças, realizada na Capela do RPara.

Na parada Alferes Paraquedista Mota da Costa, a cerimónia militar contemplou a tradicional apresentação das Associações de Antigos Militares Paraquedistas, a cerimónia de imposição dos “Grifos de Honra", insígnia criada com vista a fortalecer os laços afectivos que ligam militares e antigos militares paraquedistas, com vínculo familiar, e as demonstrações de actividades terrestres e aeroterrestres.

No seu discurso, o Comandante do RPara, Coronel Hilário Peixeiro, evidenciou as capacidades e valências únicas do Regimento, nomeadamente na área aeroterrestre, que constituem uma potencialidade “permanentemente procurada por forças nacionais e estrangeiras". O Coronel Hilário Peixeiro homenageou todos os militares que prestam serviço no Regimento, em especial todos aqueles que actuaram como Força de Reacção Rápida da componente militar da Missão das Nações Unidas na República Centro-Africana, que enfrentaram um ambiente operacional exigente e complexo.

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, nas palavras que dirigiu aos presentes, demonstrou a sua total satisfação e orgulho por participar em “tão importante efeméride para a família paraquedista e para o Exército". Referenciou, ainda, que ao comandar, durante este último ano, duas forças nacionais destacadas constituídas, maioritariamente, por paraquedistas do 1.º e 2.º Batalhão, teve a oportunidade de testemunhar a forma “excepcional, relevante e distintíssima" como os militares paraquedistas cumpriam a sua missão, em África, “prestigiando as Forças Armadas e honrando Portugal." A terminar, mostrou a sua total convicção de que estes militares continuarão a ser “uma tropa de eleição com que Portugal e os Portugueses poderão sempre contar para cumprir as mais exigentes e difíceis missões".

Após a cerimónia, foi inaugurada, pelo General CEME, a exposição estática alusiva aos Paraquedistas nas Forças Nacionais Destacadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.