24 de maio de 2019

Portugal organiza 1ª competição internacional de operações especiais na Madeira

(Emgfa)Entre os dias 26 e 31 de maio o Estado-Maior-General das Forças Armadas vai conduzir, no Arquipélago da Madeira, a primeira competição internacional com Forças de Operações Especiais, designada por “Special Operations Forces Exercise Challenge 2019” (SOFEC 2019).

Esta competição, que envolve o total de 200 militares na preparação e participação, junta elementos das Forças de Operações Especiais das Forças Armadas e Forças de Segurança portuguesas e de forças estrangeiras do Brasil, Espanha, França, Roménia e Timor-Leste.

O SOFEC 2019 tem por finalidade avaliar e desenvolver a interoperabilidade das Forças de Operações Especiais participantes, em ambiente terrestre, naval e aéreo, em aspectos comuns como o resgate médico, fuga e evasão, extracção e resgate, reconhecimento especial e acção directa. Na vertente competitiva, pretende reforçar as capacidades em aspectos como o tiro táctico, socorrismo de combate, topografia, resgate de reféns, trabalho de equipa e resiliência.

Todas as actividades irão decorrer num cenário táctico e operacional único, desenhado e planeado para potenciar a interacção e a troca de experiências entre as equipas participantes e observadores, reforçando a capacidade operacional entre todas as Forças de Operações Especiais, nacionais e internacionais.

A participação nacional no SOFEC será feita pelo Destacamento de Acções Especiais (DAE) da Marinha, a Força de Operações Especiais (FOE) do Exército, o Núcleo de Operações Tácticas de Projecção (NOTP) da Força Aérea, e o Grupo de Intervenção de Operações Especiais (GIOE) da Guarda Nacional Republicana, e a Polícia Marítima, da Autoridade Marítima Nacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.