3 de maio de 2019

Regressam da Polónia quatro F16 após dois meses de missão

(Emgfa)Despediram-se hoje da cidade de Malbork, Polónia, a Força Nacional Destacada composta por quatro aeronaves F16 MLU e respectivo destacamento de 55 militares da Força Aérea portuguesa, que operaram sob égide da NATO no âmbito das medidas de tranquilização do flanco Leste da Aliança.

Durante os dois meses de missão foram efectuadas mais de 350 horas de voo de treino operacional no âmbito das medidas de tranquilização na região. Exercitou-se uma força multidisciplinar nas várias vertentes do emprego do poder aéreo, foram efectuadas missões de treino ar-ar e ar-chão em apoio a diversas forças multinacionais destacadas na região.

Os militares portugueses exercitaram as capacidades operacionais dos seus pilotos de combate, que tiveram contacto com cenários de treino real, próximos do que é espectável encontrar em zonas de conflito, bem como a interoperabilidade com forças de 15 nações NATO aliadas ou parceiras, destacadas na região, voando no espaço aéreo de 5 países do Báltico (Polónia, Lituânia, Letónia, Estónia e Suécia).

Em terra, esta Força Nacional Destacada promoveu ainda em paralelo, acções de solidariedade direccionadas a instituições de integração de jovens carenciados e órfãos. Estas acções de solidariedade, reveladoras do que é o espírito português, só foram possíveis graças ao voluntarismo dos militares portugueses, que aderiram ao desafio com natural e genuína vontade de ajudar.

Nestes dois meses de operação, sempre pautados pela excelência e profissionalismo dos militares nacionais, merece nota de destaque o reconhecimento das autoridades polacas, que fizeram rasgados elogios ao desempenho operacional dos militares da Força Aérea Portuguesa.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.