(Exército)A 9.ª edição do Seminário de Cooperação Bilateral com Espanha – “IBDOCEX IX", decorreu entre os dias 20 a 22 de maio, na Direcção de Formação, em Évora.
Este seminário decorre desde 2011, na sequência da 54.ª Reunião dos Estados-Maiores Peninsulares, e tem por finalidade incrementar a interoperabilidade de procedimentos, de metodologias e de organização entre os dois Exércitos. Decorre alternadamente em Portugal e Espanha, nomeadamente nas áreas da Doutrina, Formação, Simulação e Lições Aprendidas.
A delegação espanhola, composta por oito Oficiais, era chefiada pelo Director de Investigação, Doutrina, Orgânica e Materiais do Mando de Adiestramiento y Doctrina, General de Divisão Antonio Ruiz Benítez, sendo a delegação portuguesa, igualmente composta por oito Oficiais, sendo chefiada pelo Director de Formação, Major-General Nunes dos Reis.
Do programa do evento destacam-se as apresentações subordinadas aos temas “Experiência de Participação no Iraque, vertente SecurityForces Assistance", apresentado por um conferencista espanhol, e “Experiência de participação na Republica Centro-Africana, vertente Security Forces Assistance", apresentado por um militar português.
Os trabalhos deste evento decorreram organizados em mesas de debate, com o recurso a analistas dos dois países, tendo nesta metodologia, sido analisados os temas: “O conceito de combate urbano", “Os desafios do recrutamento e da formação de Praças, face às características dos jovens da sociedade actual", “A implementação de um novo simulador construtivo" e “Intercâmbio de Lições Aprendidas em missões da ONU e da EU".
O seminário decorreu num ambiente saudável de partilha de informações e de grande disponibilidade para a cooperação, constituindo-se como um fórum internacional que permite explorar tendências e evoluções genéticas, organizacionais e operacionais e contribuir, desta forma, para o conhecimento que conduza à modernização dos sistemas e das infraestruturas.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.