15 de agosto de 2019

Exército participa nas comemorações do 634.º aniversário da Batalha de Aljubarrota

(Exército)O Exército participou hoje, através da Direcção de História e cultura Militar, e em apoio à Fundação Batalha de Aljubarrota, na cerimónia de comemoração do 634.º aniversário da Batalha de Aljubarrota, assinalando, no culto das suas tradições, o Dia da Infantaria.

Esta comemoração evoca o episódio a 14 de Agosto de 1385, no âmbito da invasão Castelhana, foi travada a Batalha de Aljubarrota, no campo de S. Jorge, Freguesia da Calvaria de Cima, no Concelho de Porto de Mós, entre as Tropas Luso saxónicas, comandadas por D. João I de Portugal e pelo Condestável D. Nuno Álvares Pereira, e o Exército castelhano e seus aliados, comandados por D. João I de Castela. Esta batalha culminou com a vitória portuguesa, que pôs término à crise de 1383-1385, consolidando com este feito a independência do Reino de Portugal.

A cerimónia, presidida pelo Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Director Honorário da Arma de Infantaria, Tenente-General Rui Davide Guerra Pereira, teve lugar no Campo de S. Jorge, e contou com a presença do Director da Direcção História e Cultura Militar, Major-General Aníbal Flambó, do Presidente da Câmara Municipal de Porto de Mós, Sr. João Salgueiro, do presidente da Fundação Batalha de Aljubarrota, Dr. Patrício Gouveia, entre outras entidades civis e militares.

O Exército participou neste evento com uma força militar de escalão Companhia, com a Banda e a Fanfarra do Exército, tendo, no decorrer do programa do evento, tido lugar a entrega, a um conjunto de instituições de cariz social, dos prémios António Sommer Champalimaud, que visa distinguir pessoas, entidades ou projectos, importantes para o conhecimento da História de Portugal.

Destacam-se no programa das comemorações, a palestra da evocação histórica da Batalha de Aljubarrota, realizada pelo Coronel Américo Henriques, a deposição de coroas de flores no Túmulo de D. João I, na Capela do Fundador, Mosteiro de Santa Maria da Vitória-Batalha, e a terminar a visita à exposição de Sistemas e Capacidades, presente junto ao Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.