31 de agosto de 2019

Marinha apoia Autoridade Nacional de Pesca no mar do Canadá

(MGP)Nesta missão, que surge no âmbito das funções da Marinha, nas áreas da vigilância, patrulha dos espaços marítimos e protecção de recursos naturais, decorre até ao dia 30 de Setembro. Estarão embarcados no navio da Marinha quatro inspectores, sendo um inspector de pesca da DGRM, dois inspectores de pesca da Estónia e um coordenador da Agência Europeia de Controlo de Pescas (EFCA).

As acções de vistorias das embarcações de pesca estendem-se por uma vasta área marítima, denominada por área NAFO (North Atlantic Fishing Organization), situada a Leste da Terra Nova-Canadá, onde o navio português irá navegar cerca de 650 horas, percorrendo aproximadamente 7.000 milhas, cerca de 13.000 km.

No decorrer da missão prevê-se a realização de uma paragem logística​a no porto de St. John’s, Terra Nova. Um porto intrinsecamente ligado à história marítima das campanhas portuguesas da pesca do bacalhau, que ali também fizeram escala durante décadas.

Esta missão representa o contributo de Portugal para a preservação e exploração sustentada dos recursos de pesca existentes na área convencionada, salvaguardando o ecossistema marinho numa região do globo onde, para além de navios de pesca portugueses, pescam com frequência inúmeros navios de diferentes nacionalidades.

O NRP Viana do Castelo conta, para esta missão, com uma guarnição de 49 militares, complementada com a referida equipa de inspectores.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.