20 de setembro de 2019

A fragata “Corte-Real” participa no exercício GABIAN 19.3

(Emgfa)A fragata “Corte-Real” da Marinha Portuguesa, esteve no sul de França a participar no exercício naval GABIAN 19.3 e na cerimónia de entrega de comando da EUROMARFOR, que passou agora para a responsabilidade da Marinha Francesa.

O exercício realizou-se entre 16 e 19 de Setembro, e contou com a participação da fragata “Corte-Real” e de outros navios das Marinhas Francesa, Italiana e Espanhola. Durante o exercício, os militares portugueses participaram em séries de defesa aérea, tiro real, operações com helicópteros e reabastecimento no mar.

No dia 19 de Setembro, a bordo do Porta-helicópteros anfíbio francês FS Tonnerre, realizou-se a cerimónia de entrega de comando da EUROMARFOR para a Marinha Francesa, que foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Armada Francesa, Almirante Christophe Prazuck.

A EUROMARFOR é agora comandada pelo Vice-almirante Jean-Philippe Rolland, Commandant de la Force d’Action Navale, que sucede ao Vice-almirante Gouveia e Melo, Comandante Naval da Marinha Portuguesa, no comando desta Força desde Setembro de 2017.

Esta Força Marítima Europeia é uma força naval multinacional, não permanente, criada em 1995 pela Espanha, França, Itália e Portugal, e é activada especificamente para o cumprimento de missões ou operações navais, aéreas e anfíbias, podendo, num curto espaço de tempo, constituir-se como uma força pronta para actuar e ser empregue em missões humanitárias e de salvamento, manutenção e restabelecimento da paz e de combate em gestão de crises.

A bordo da “Corte-Real”, além da respectiva guarnição, encontra-se um helicóptero orgânico, uma equipa de segurança, uma equipa médica e uma equipa de mergulhadores, perfazendo um total de 185 elementos.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.