18 de setembro de 2019

Exército comemora o Dia do Comando das Forças Terrestres e da Brigada de Reacção Rápida

(Exército)Decorreu ontem, no Aeródromo Militar de Tancos, a cerimónia comemorativa do aniversário do Comando das Forças Terrestres (CFT) e do 14º aniversário da Brigada de Reacção Rápida (BrigRR).

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, a cerimónia contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Vila Nova da Barquinha, Dr. Fernando Santos e Freire, do Presidente da Assembleia Municipal de Vila Nova da Barquinha, Dr. António Augusto Ribeiro, entre outras entidades militares e civis.

O Vice-Chefe do Estado-Maior do Exército e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Davide Guerra Pereira, no seu discurso, reformou e renovou a sua confiança, apreço e reconhecimento a todos os que servem o Comando das Forças Terrestres, destacando o trabalho desenvolvido no âmbito do Treino Operacional, “o cerne do CFT", do apoio à protecção e salvaguarda de pessoas e bens, da edificação de capacidades e da preservação da cultura e história militar.

A elevada prontidão da BrigRR foi destacada pelo Tenente-General Guerra Pereira, ao referir “que sendo uma Força Ligeira de primeiro emprego, expedicionário e modelar com nichos de conhecimento ímpares no Exército" mantém constantemente uma elevada capacidade operacional “certificada, credível e sustentável", salientando, a título de exemplo, a forma como “a NATO, a UE e a ONU relevam o excepcional espírito de missão e exemplos de coragem moral e física" das sucessivas Forças que esta Brigada tem aprontado.

O Chefe do Estado-Maior do Exército enalteceu o CFT, que “se constitui, para o Exército, uma das suas mais relevantes entidades", uma vez que lhe compete a responsabilidade de assegurar a preparação e a subsistência da Força gerada pelo Exército, em todos os seus empenhamentos.

No que respeita à efeméride da BrigRR, o General José Nunes da Fonseca realçou “a particularidade e prontidão" das Forças que integra, especificamente preparadas para atuar em cenários complexos e de elevado risco, enaltecendo que “a coragem, bravura e patriotismo dos militares da Brigada" têm originado sinceras e generalizadas manifestações de reconhecimento e apreço, “frequentemente emanadas pelas mais altas instâncias e organismos internacionais".

Após o desfile das Forças em Parada, onde todas as Unidades que compõem a estrutura operacional da BrigRR estavam representadas, seguiu-se uma demonstração de capacidades e meios ao nível terrestre e aeroterrestre, realizada em estreita colaboração com a Força Aérea Portuguesa, que realizou uma passagem de C295M da Esquadra 502 e C130 da Esquadra 501 - Bisontes.

O evento culminou com uma visita à exposição estática, onde estavam expostos um conjunto significativo de equipamentos principais, das Unidades Operacionais da BrigRR, com destaque para a nova viatura tática ligeira blindada, URO VAMTAC ST5.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.