16 de setembro de 2019

Primeiro-Ministro preside à “Apresentação da Nova Arma Ligeira do Exército Português”

(Exercito)No âmbito do projecto do Armamento Ligeiro, inserido no Programa Sistemas do Combate do Soldado, o Exército apresentou hoje, na Escola das Armas, em Mafra, a Nova Arma Ligeira, a Espingarda de Assalto SCAR-L, que irá progressivamente substituir a Espingarda Automática G3.

Este evento foi presidido pelo Primeiro-Ministro, Doutor António Costa e contou com a presença do Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor João Gomes Cravinho, do Chefe do Estado-Maior do Exército, General José Nunes da Fonseca, entre outras entidades militares e civis.

O projecto Armamento Ligeiro visa substituir a família de armas ligeiras, a maioria ao serviço desde a década de 60, nomeadamente a Espingarda Automática G3. O processo aquisitivo deste Armamento Ligeiro foi conduzido na NATO Support and Procurement Agency (NSPA) e o concurso internacional, que terminou em Fevereiro deste ano, culminou com a assinatura do Outline Agreement, entre esta agência e a FN Herstal.

Neste âmbito, o Exército passará a estar equipado com uma nova família de armas ligeiras, nomeadamente a Espingarda de Assalto SCAR-L, a Espingarda de Atirador Especial SCAR-H, a Metralhadora Ligeira MINIMI 5.56 MK3, a Metralhadora Média MINIMI 7.62 MK3 e o Lança Granadas 40GL-SMK2, sendo que de momento encontra-se a decorrer no Exército a preparação da receção dos equipamentos, que engloba a formação técnica das novas Armas, a elaboração manuais, como por exemplo um novo manual de ordem unida e a elaboração de novas tabelas de tiro.

Do projecto de reequipamento vão resultar a aquisição de 15 000 Espingardas automáticas SCAR-L, 2 000 Lança Granadas FN40, 1 000 metralhadoras ligeiras Minimi 5,56mm, 550 espingardas de precisão SCAR-H e 400 Minimi 7.62mm. Também ao nível dos aparelhos de pontaria para estas armas, serão introduzidas novas ópticas, que melhorarão a precisão e a rapidez de empenhamento.

Do programa do evento destaca-se, ainda, as demonstrações de tiro de precisão, do emprego da arma em ambiente táctico e de ordem unida.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.