12 de outubro de 2019

Exército participa no exercício internacional “Real Thaw 19”

(Exercito)O Exército, através do Esquadrão de Reconhecimento (ERec) do Agrupamento (Agr) Intelligence, Surveillance, Targeting, Acquisition & Reconnaissance (ISTAR) do Regimento de Cavalaria N.º 3, participou no exercício Real Thaw 19 (RT19), nos dias 22 de Setembro a 04 de Outubro, na Base Aérea 11 (BA11) em Beja.

Neste exercício, o ERec executou missões de Transporte Aéreo Táctico (TAT), entre a BA11 e o Campo Militar de Santa Margarida, seguidas de desembarque de assalto a partir de uma aeronave e a respectiva reorganização da Força, tendo culminado com as missões específicas de um ERec, que incluíram operações de reconhecimento e operações de segurança.

O AgrISTAR empenhou na primeira semana três viaturas tácticas ligeiras de reconhecimento PANHARD M11, guarnecidas com as respectivas guarnições, sendo estas transportadas por três aeronaves C130, uma das quais portuguesa e as restantes norte-americanas. Destaca-se, de igual forma, a participação de uma Força de cenário constituída por militares e meios do ERec transportada numa aeronave C-295 portuguesa.

Na segunda semana o TAT foi feito em duas aeronaves C130 norte americanas, entre a BA11 e o Comando da Brigada de Reacção Rápida, em Tancos, à noite, de forma a que os pilotos pudessem utilizar apenas aparelhos de visão nocturna e as luzes infravermelhas da pista para aterrar as aeronaves. De igual modo as guarnições das viaturas PANHARD M11 utilizaram aparelhos de visão nocturna para o cumprimento da sua missão de vigilância, sendo os deslocamentos feitos com recurso às luzes tácticas mais conhecidas por “olhos de gato".

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.