13 de outubro de 2019

VAMTAC ST5 - Testes de aceitação

(Exército)No âmbito do processo de aquisição da Viatura Táctica Ligeira Blindada (VTLB) designada de VAMTAC ST5, a nova viatura que vai equipar brevemente o Exército Português, decorreu no período entre 30 de Setembro e 04 de Outubro de 2019, o First Article and Acceptance Test (FAAT) da primeira viatura VAMTAC ST5, que faz parte do primeiro lote de entregas ao Exército Português.

A VAMTAC ST5 está especialmente vocacionada para emprego em operações que exijam elevada mobilidade táctica e rápida projecção com protecção. Destacamos as principais características: blindagem reforçada, protecção anti-minas e engenhos explosivos improvisados (IED), tração integral 4x4 todo-o-terreno, capacidade de transportar 5 militares e armamento, acoplado numa torreta.

O FAAT é muito relevante no processo de aceitação das novas viaturas, precedendo a entrega do primeiro lote. Os testes foram conduzidos nas instalações da empresa UROVESA, em Valga, Galiza, Espanha, tendo participado uma delegação do Exército Português e representantes da NATO Support and Procurment Agency (NSPA), que verificaram e testaram in loco a primeira viatura produzida, ao abrigo do contrato estabelecido com a UROVESA.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.