19 de abril de 2021

Mensagem do Comandante do Corpo de Fuzileiros

(Marinha)Quatro séculos de dedicação à causa pública, encarando cada missão atribuída como a mais importante de ser executada, demonstrando sempre elevada prontidão de resposta, distinto altruísmo na atitude e enorme espírito de sacrifício na entrega, em que muitos deram a sua própria vida.

Muitas gerações de Fuzileiros passaram por esta casa, desde os primórdios da sua existência até à atualidade, e sempre com foco na missão, na sua execução perfeita, sem alardes como é seu apanágio.

Camaradagem, espírito de entreajuda, sempre com a mente de que sós vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe, os Fuzileiros, detentores dos mais altos valores da honra, da disciplina e da coragem, sempre serviram a Pátria com generosidade e elevadíssimo espírito de missão.

Nesta data muito especial para todos os Fuzileiros, gostaria de expressar o meu profundo reconhecimento e gratidão a todos: Fuzileiros no ativo, na reserva ou na reforma, e o meu mais profundo respeito aos que já nos deixaram, nunca os esqueceremos. Fuzileiro uma vez, Fuzileiro para sempre!

Não posso também de deixar de dirigir uma palavra de felicitação e de agradecimento a todos os que não sendo Fuzileiros, prestaram ou prestam serviço no Corpo de Fuzileiros, e que com o seu trabalho e dedicação diários, contribuíram ou contribuem para que os Fuzileiros cumpram a sua missão. Uma palavra também para todos os nossos familiares que na retaguarda nos apoiam, e nos recebem de braços abertos após as várias missões, a todos eles o meu muito obrigado.

Uma palavra, ainda, a toda a sociedade portuguesa, pelo apoio e carinho que sempre demonstraram para com os Fuzileiros. Os portugueses podem contar sempre com os Fuzileiros!

Face às restrições impostas pela atual pandemia do COVID-19, não é possível realizar as celebrações alusivas à efeméride, com a dimensão que seria merecida. Está prevista a realização de uma singela cerimónia, com um número muito reduzido de participantes, a sinalizar a data, mas também a marcar o início das várias atividades que se irão desenrolar durante um ano, e que serão realizadas no cumprimento escrupuloso das regras que a atual situação exige. Estou confiante que em breve poderá ser possível a sua realização sem limitações, mostrando e destacando os feitos gloriosos deste Corpo de Forças Especiais da Marinha, desde o reinado de D. Filipe III até à atualidade.

Antes de terminar, gostaria de reiterar o meu profundo reconhecimento e respeito a todos os Fuzileiros por tudo o que têm feito, pela fibra que têm demonstrado nas mais diversas ocasiões e pela coragem revelada em momentos ímpares. Ser Comandante do Corpo de Fuzileiros, nesta data muito especial, é para mim uma honra e um privilégio inigualáveis.

Os Fuzileiros continuarão a cumprir a sua missão no mar, a partir do mar e onde necessário.

Sempre Prontos!!!

Paulo Jorge Silva Ribeiro

Comodoro​​

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.