23 de fevereiro de 2010

Militares da Esquadra 601 recebem Medalha NATO

Realizou-se no passado dia 12 de Fevereiro, na Base Aérea Nº11, em Beja, a Cerimónia de imposição da Medalha NATO relativa à participação de militares da Esquadra 601 “Lobos” na operação Active Endeavour.

Presidiu à Cerimónia o Comandante Aéreo, Tenente-General José Maria Pessoa que fez com o Comandante da BA11, Coronel Barros Ferreira, a entrega da medalha a 34 Militares da Esquadra 601. Em 2001 o Conselho do Atlântico Norte implementou a Operação Active Endeavour (OAE) para combater o terrorismo internacional na área do mediterrâneo.

Esta operação surge como resposta aos atentados terroristas do 11 de Setembro nos Estados Unidos da América e visa demonstrar a determinação e empenho da Aliança em combater o terrorismo internacional.

A operação visa também o controlo das principais rotas comerciais, com o objectivo de prevenir atentados terroristas em ambiente marítimo. Tem ainda, como finalidade, apoiar a denominada Proliferation Security Initiative , tendo em vista a interrupção das transferências ilícitas de materiais, componentes e tecnologias passíveis de serem utilizados na produção e desenvolvimento de armas de destruição em massa, bem como eventuais sistemas de lançamento a elas associados.

A participação nacional na Operação Active Endeavour tem compreendido o emprego de unidades navais, no que remonta a 2001, e de meios aéreos, nomeadamente o P-3 da Esquadra 601, que tem sido empregue desde 2003.

A primeira missão realizou-se a 9 de Abril de 2003 e a esquadra 601 realizou até ao dia de hoje 229 missões, no total de cerca de 1251 horas de voo.

A medalha NATO relativa à participação na operação Active Endeavour é atribuída aos militares que completaram 30 missões ou equivalente tempo de serviço em suporte da referida operação. (FAP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.