23 de fevereiro de 2010

Viaturas HMMWV da Força Aérea Portuguesa

Oito Militares, Controladores Aéreos Avançados, da Força Aérea Portuguesa, partiram, no passado dia 15 de Fevereiro, para o Afeganistão, constituindo o apoio à Quick Reaction Force (Força de Reacção Rápida) composta por Comandos do Exército.

Com estes Militares seguiram também para o Afeganistão, duas viaturas da Força Aérea com características muito particulares.

Os High Mobility Multipurpose Wheeled Vehicle - HMMWV (humvee), que serão operados pelos Militares da Força Aérea neste cenário, têm agora, para além da blindagem de topo, aplicada pelo fabricante americano, uma Grelha Anti-RPG (rocket-propelled grenade), que protege a viatura 360 graus, garantido que um RPG que nela embata, expluda a 40cm de distância, sem afectar o habitáculo ou os seus ocupantes.

Estas viaturas que, pesam 7 toneladas, para além de efectuarem o transporte táctico de tropas, estão agora também equipadas para uso dos Controladores Aéreos Avançados, nas suas missões operacionais.

A condução destes veículos requer a carta de condução de pesados de mercadorias, mas para operarem uma humvee em ambiente operacional, os condutores, Militares da Especialidade de Polícia Aérea, têm que ter um Curso de Condução Táctica, ministrado no Campo de Tiro da Força Aérea, em Alcochete.

As duas viaturas da Força Aérea Portuguesa são neste momento as únicas, com estas características, a operar em Cabul, Afeganistão, onde decorre a missão. (FAP)

» Vídeo

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.