20 de setembro de 2011

CEMGFA na Reunião do Comité Militar NATO - Sevilha

Realizou-se nos dias 16 e 17 de Setembro, em Sevilha a reunião do Comité Militar da NATO. Na reunião participaram os representantes dos Chefes da Defesa (CHODs) dos 28 países da NATO, presididos pelo Almirante Giampaolo Di Paola, Chairman do Comité Militar.

Esta Reunião foi o primeiro encontro militar oficial das autoridades militares da NATO, após o início da transição no Afeganistão e antes do encontro dos Ministros da Defesa a realizar-se em Bruxelas (05-06 de Outubro).

O evento começou na sexta-feira com uma cerimónia de boas-vindas na Plaza de Espana, onde o Almirante Di Paola, juntamente com o CHOD espanhol, o General Júlio Rodriguez, presidiram ao desfile militar na presença dos CHODs dos 28 Países da NATO e os dois comandantes estratégicos da organização: Almirante James Stavridis (Supremo Comandante Aliado da Europa, operações - SACEUR) e General Stephane Abrial (Comandante Supremo Aliado Transformação - SACT).

De tarde a Ministra da Defesa Espanhol , Dra. Carme Chacón Piqueras (Link discurso) , abriu a conferência elogiando os CHODs e comandantes dos dois Comandos estratégicos da NATO pelo seu desempenho nas operações da NATO e destacando a importância da reforma da NATO e a transformação do novo conceito estratégico. A primeira sessão foi dedicada à situação no Afeganistão e no Paquistão, onde os CHODs receberam informações do SACEUR, do comandante da ISAF (General Allen) e do alto representante civil da NATO (embaixador Gass), os dois últimos por meio de uma videoconferência do Afeganistão.

O CHOD Paquistanês, na sua intervenção salientou o esforço do Paquistão em reforçar a parceria estratégica e operacional entre a ISAF, ANSF e o Exército Paquistanês, cooperação que será fundamental para a estabilização de toda a região.

No segundo dia, os CHODs examinaram as potenciais implicações estratégicas para o panorama da segurança da Aliança da Primavera Árabe, com particular destaque para as tarefas centrais da gestão de crises e segurança cooperativa para a Aliança, como declarado na Cimeira de Lisboa em 2010.

As discussões incluíram o status de relacionamento da NATO com os parceiros estabelecidos como o diálogo do Mediterrâneo e a iniciativa de cooperação de Istambul e as novas opções de parceria com atores internacionais relevantes.

Dois oradores foram convidadas a estimular o debate: Dr. Ahmed A. Saif, um líder académico árabe do centro para estudos estratégicos e investigação no Iémen e o Sr. Robert Fisk, um especialista de renome em Médio Oriente e jornalista do Jornal Independente UK Saba

A sessão final foi dedicada à eleição do novo Presidente Comissão militar dos 28 CHODs, o General Knud Bartels, chefe da defesa dinamarquesa, que foi eleito por unanimidade.

It is a great honor for me to have been elected as the next Chairman of the Military Committee, and I thank my fellow Chiefs of Defence for the responsibility they have entrusted in me. Admiral Di Paola has done a tremendous job, and I look forward to continue his work when I take office next summer. For the time being, however, I will focus on my current position as Danish Chief of Defence. Palavras dos General Bartels. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.