20 de setembro de 2011

Secretário de Estado na Protecção Civil garante que “cortes não serão cegos”

O secretário de Estado da Administração Interna, Filipe Lobo d’Ávila, assegurou hoje que o Governo vai continuar a “reforçar e a reformar o sistema de protecção civil”, mas defendeu que é preciso fazer mais com os mesmos meios.

“Não ignoro que a dotação de mais e de melhores meios é uma aspiração de todas as corporações de bombeiros portugueses, mas todos compreendem que a situação económica do país exige a maior transparência na aplicação dos recursos financeiros e teremos todos que nos esforçar em atingir melhores resultados com os mesmos meios”, referiu o secretário de Estado.

Ainda assim, o governante deixou a certeza de que “os cortes não serão cegos”. “A paz social, a tranquilidade pública e a confiança dos cidadãos são condições indispensáveis ao desenvolvimento do país. A imagem de um país seguro também potencia o investimento e o turismo e reforça a sua competitividade”, sublinhou.

O governante falava durante a homologação de 20 contratos com 17 com associações humanitárias de bombeiros voluntários e três municípios, dos distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu, que correspondem a um investimento superior a 9,5 milhões de euros.

No próximo dia 28, em Évora, serão homologados mais 17 contratos, representando um investimento de 11,6 milhões de euros.

Sobe assim para 147 o número de projectos contratados, atingindo-se os 157,5 milhões de euros em investimento em equipamentos, veículos de combate a incêndios e de socorro, quartéis de bombeiros e outras infra-estruturas de protecção civil.

Os contratos são celebrados entre a Estrutura de Missão para a Gestão dos Fundos Comunitários (organismo sob tutela do Ministério da Administração Interna) e as entidades beneficiárias, no âmbito da medida de “Prevenção e Gestão de Riscos” do Programa Operacional Valorização do Território (POVT), do Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN). (Público)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.