23 de setembro de 2011

Portugal acolhe em 2012 exercício conjunto de helicópteros com oito países

O ministro da Defesa anunciou hoje que Portugal vai acolher em 2012 um exercício da União Europeia (UE) de treino de helicópteros em que participam oito países, afirmando que as iniciativas conjuntas são cada vez mais necessárias.

"Portugal vai ser para o ano um exemplo de experiência de unidade de esforços para treinamento de pilotos de helicópteros com o exercício "Hot Blade", em julho do próximo ano, que movimentará cerca de 40 helicópteros, oito países e cerca de 600 agentes, o que significa uma operação de treino de pilotagem de forma integrada, que permitirá poupança de recursos a todos os países envolvidos", referiu o governante.

O ministro da Defesa falava à agência Lusa antes do início da reunião informal de ministros da União Europeia, onde este exercício - que vai decorrer entre 4 e 18 de julho de 2012, em Ovar -- ficará formalmente agendado.

Áustria, Bélgica, República Checa, Finlândia, Alemanha, Holanda e Espanha são os países que para além de Portugal participam no exercício.

Aguiar-Branco sublinhou que a iniciativa se insere na lógica de partilha de recursos e cooperação (`pool and sharing`) entre os 27 e "numa filosofia de conseguir fazer com que haja uma resposta mais eficaz às necessidades com menos custos".

"Num momento em que há grande austeridade em toda a Europa, em todos os países e os orçamentos também são restritivos na área da Defesa", as operações e as capacidades e o modo "de se poder de uma forma mais eficaz e com menos custos conseguir os mesmos resultados é matéria de grande preocupação" dentro da UE, concluiu José Pedro Aguiar-Branco.

Este exercício -- de que Portugal é o país anfitrião -- insere-se no programa de treino de helicópteros da Agência Europeia de Defesa e será conduzido pela Força Aérea Portuguesa (FAP).

No âmbito do "Hot Blade 2012" participarão também caças F-16 da FAP. (RTP)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.