21 de julho de 2012

O 'Canivete suíço' da Marinha francesa está em Lisboa

Conheça o 'Dixmude', porta-helicópteros, navio-hospital e de transporte de militares da Marinha francesa, que domingo sai de Lisboa rumo a França.



Os navios da Marinha de guerra francesa fazem todos os anos mais de 30 escalas nos portos portugueses, revela o embaixador de França em Portugal durante a visita ao 'Dixmude'. Pascal Teixeira da Silva disse ainda que 10% dos voos militares do seu país cruzam o espaço aéreo português.

O chefe da diplomacia gaulesa procura, desta forma, exemplificar a boas relações entre França e Portugal no âmbito da defesa, bem como importância geoestratégica do espaço aeromarítimo português para as forças armadas do seu país.

"Os espaços aéreo e marítimo do continente, mas sobretudo dos arquipélagos dos Açores e da Madeira, são um trunfo do ponto de vista estratégico e de segurança, mas também em matéria de recursos económicos. O mar é um novo horizonte para o qual Portugal está bem posicionado", diz.

A cooperação luso-francesa no domínio da defesa, assegura o embaixador, poderá passar pela realização conjunta de missões de combate ao tráfico de droga, de reforço das capacidade das forças de manutenção de paz em África, para além daquelas que já decorrem no âmbito da União Europeia (Operação Atalanta, de combate à pirataria na Somália) e da NATO.

Aproveitando a passagem do 'Dixmude', decorreu na terça-feira, dia 17, um exercício militar envolvendo fuzileiros portugueses desembarcados numa operação anfíbia e posteriormente transportados de helicóptero para bordo do navio francês.(Expresso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.