17 de fevereiro de 2013

ACTIVIDADES DA ISAF

O Comandante Operacional Conjunto (COCONJ), Tenente-General João Nuno Jorge Vaz Antunes, em representação do Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, deslocou-se ao Afeganistão, com o objectivo de se inteirar da realidade do Teatro de Operações vivida pelo 5º Contingente Nacional, entre os dias 17 e 20 dezembro. Foi acompanhado pelo COR TIR António Martins Pereira, pelo TCOR Paulo Jorge Baptista Domingos e pelo TCOR António Manuel Varregoso.

A visita iniciou-se com uma passagem pelas instalações portuguesas que alojam os militares que cumprem tarefas na área militar do Aeroporto Internacional de Kabul, com o objectivo de contactar com todos e aperceber-se da realidade laboral de cada um dos cargos, desde aqueles que integram unidades constituídas ou componentes de assessoria, até aos militares que, em cargos isolados, cumprem funções na estrutura da ISAF. O COCONJ contactou de perto com a realidade da Companhia de Protecção da KabulAfghanistan International Airport (KAIA), onde militares do Corpo de Fuzileiros e da Polícia do Exército cumprem tarefas de grande exigência e responsabilidade.

A visita prosseguiu para Camp Warehouse, com a visita às instalações e locais de trabalho dos militares portugueses, onde o General Vaz Antunes transmitiu palavras de apreço aos militares em parada, antes da reunião com o Comandante do Regional Command Capital (RC-C), BGEN Ali Riza Kugu.

As entidades visitantes realizaram ainda uma visita ao International Training Compound/National Police Training Center (ITC/NPTC) em Wardak, onde se encontraram com o Contingente da Guarda Nacional Republicana (GNR), e onde o COCONJ proferiu um discurso alusivo à missão e à época natalícia.

VISITA DO CHEFE DE ESTADO-MAIOR DO COMANDO DO CORPO DE FUZILEIROS.

O 5º Contingente Nacional destacado no Afeganistão, recebeu a visita do Chefe do Estado-Maior do Comando do Corpo de Fuzileiros, Capitão-de-fragata Almeida Gabriel, em representação do Comandante do Corpo de Fuzileiros, Contra-Almirante Luís Miguel de Matos Cortes Picciochi, com o objectivo de se inteirar da realidade vivida pelo Contingente Nacional em geral e pelos Fuzileiros em particular, numa proximidade desejável entre as lideranças e os subordinados, sobretudo na época de Natal.

A visita iniciou em 22 de Dezembro, tendo o Comandante Almeida Gabriel permanecido no Kabul Afghanistan International Airport(KAIA) junto da Companhia de Protecção de Força em KAIA, durante três dias, onde pôde acompanhar algumas das actividades operacionais. De seguida visitou o Camp Warehouse assistindo a algumas das actividades desenvolvidas.

VISITA DE RECONHECIMENTO DO 6º CONTINGENTE NACIONAL AO AFEGANISTÃO.

Uma delegação portuguesa visitou o Teatro de Operações do Afeganistão. A delegação era constituída por 10 militares portugueses (sete Oficiais do 6º Contingente Nacional, dois Oficiais do Comando das Forças Terrestres (CFT) e um Oficial da Repartição de Lições Aprendidas do Comando de Instrução e Doutrina (CID)). A visita, no âmbito do reconhecimento do 6º Contingente Nacional ao Teatro de Operações, decorreu entre os dias 24 a 31 de janeiro de 2013, com a finalidade de conhecer o próprio Teatro em geral e, em particular, reconhecer as áreas de intervenção da Força Nacional Destacada no Afeganistão, assim como as entidades com as quais o Contingente Nacional tem mantido maior contato.

O programa contou com a apresentação de alguns brífingues sobre cada área sectorial, com a realização de visitas às infraestruturas e a áreas de trabalho e também a algumas das entidades da estrutura da ISAF que irão assessorar. (EMGFA)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.