11 de outubro de 2013

Novo modelo para o Dia de Defesa Nacional

O Ministério da Defesa Nacional aprovou um novo modelo de Dia da Defesa Nacional, que prevê o alargamento da rede de locais onde os jovens têm de se apresentar para tomar contacto com o meio militar.

O Dia da Defesa Nacional foi instituído depois do final do serviço militar obrigatório, como uma forma dos jovens conhecerem as Forças Armadas e, eventualmente, se voluntariarem. Os "dias" estão distribuídos entre Outubro e Junho.

A reformulação do modelo tem a ver com o objectivo de poupar dinheiro. Deste modo, o alargamento da rede de locais (de 12 para 21) em todo o país passará a utilizar também instalações civis (antes era só nos quartéis)

O novo modelo prevê também a utilização de plataformas tecnológicas, bem como a racionalização do sistema de transporte dos cerca 30 mil jovens que nos últimos anos têm frequentado o Dia.

Em simultâneo, o Ministério assinou também um protocolo com o Ministério da Educação para vir a introduzir nos currículos escolares matérias relacionadas com a Defesa nacional.

As poupanças previstas são da ordem dos 800 mil euros em 2014 e um milhão nos anos seguintes, uma redução de cerca de 25% do custo actual. (Expresso)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.