13 de maio de 2014

GENERAL CEMGFA VISITA A ROMÉNIA

O Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, General Artur Pina Monteiro, efectuou, entre 6 e 8 de maio, uma visita oficial à Roménia, a convite do seu homólogo.

A visita iniciou-se com a chegada do General CEMGFA ao Ministério da Defesa Nacional onde, após as devidas Honras Militares e a apresentação de cumprimentos de boas vindas, reuniu-se com o seu homólogo romeno, Tenente-general Stefan Dânila, tendo trocado impressões e pontos de vista sobre a actual situação estratégica-militar regional e mundial.

O General Pina Monteiro encontrou-se de seguida, no Palácio Cotroceni, com o Secretário de Estado da Defesa Nacional e do Planeamento e com o Conselheiro de Estado do Presidente da Roménia para os Assuntos da Segurança Nacional e Chefe do Departamento de Segurança Nacional.

Estas duas entidades governamentais manifestaram grande preocupação relativamente à crise ucraniana e muita satisfação pela forma como está a decorrer o programa de aquisição das aeronaves portuguesas F-16 MLU.GEN CEMGFA - Visita Roménia .

O General Pina Monteiro marcou, de seguida, presença na National Defense University "Carol I", onde foi recebido pelo Comandante, Brigadeiro-general Moisescu e na qual teve a oportunidade de proferir uma conferência, intitulada "A glance into the portuguese defense perception". Salienta-se o facto do General CEMGFA ter sido o primeiro Chief of Defense estrangeiro a ser convidado para proferir uma conferência nesta Universidade, e onde aproveitou o momento para apresentar a perspectiva portuguesa para a defesa do território nacional e dos seus interesses estratégicos, assim como a importância que a Defesa Colectiva tem, no quadro da Aliança Atlântica, para países como a Roménia e Portugal. Nesta conferência o General Pina Monteiro não deixou de manifestar a sua preocupação com a situação de crise na Ucrânia e a forma como esta poderá vir a afectar significativamente, a Europa como um todo.

No dia seguinte, e já de visita à Base Aérea Nº 86, em Fetesti, o General Pina Monteiro conheceu a Unidade a partir da qual irão operar os 12 F-16 MLU recentemente adquiridos a Portugal.

Durante a reunião de trabalho realizada, o General Pina Monteiro foi informado sobre as ações preparatórias em curso, no âmbito do plano de transformação e adequação das infraestruturas da Base Aérea à operação do F-16MLU. Por seu lado, o General CEMGFA teve oportunidade de informar as autoridades romenas do andamento das actividades nacionais no cumprimento do acordo estabelecido entre os dois países. 

A estadia na Roménia terminou após a visita à carreira de tiro de Capu Midia, junto ao Mar Negro onde o General Pina Monteiro assistiu à fase LIVEX do exercício anual de defesa aérea, numa sessão de tiro real, onde foram lançados mísseis Terra-Ar, contra alvos simulados. (EMGFA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.