A Força Nacional Destacada no Kosovo (KTM) participou na 3ª e última fase do exercício SILVER SABER, com forças no terreno (FTX), que se realizou no dia 16 de maio de 2014.
O exercício semestral, organizado pelo comando da KFOR, teve como cenário a degradação do ambiente estável e seguro do Kosovo, com perda de liberdade de movimentos, o que suscitou, após a intervenção da polícia kosovar, o empenhamento da KFOR.
A KTM executou este exercício com 3 unidades de manobra: a BRAVO COY (PRT), a CHARLIE COY (HUN) e a DELTA COY (AUT) do Batalhão Multinacional Oeste (MNBG-W). A Companhia DELTA rendeu em posição as forças da Unidade Especial de Polícia do Kosovo (SOU-KP) em contacto com a força opositora, a BRAVO COY executou a remoção de uma barricada complexa, e a CHARLIE COY que constituiu a reserva da KTM, após projeção por helicóptero.
Para esta operação, a KTM recebeu do comando da KFOR uma equipa de operações psicológicas de nível tático (TACTICAL PSYOPS TEAM), um destacamento de liberdade de movimentos ucraniano (FOM -Det UKR), apoio de transporte aéreo do destacamento de helicópteros croata (CRO HELI DET).
No SILVER SABER estiveram envolvidos cerca de 500 militares; a polícia do KOSOVO que participou pela primeira vez num exercício NATO. Também pela primeira vez, foram utilizados vários sistemas aéreos não tripulados pequenos - LIGHT RAY (PRT) e PUMA (USA), em apoio à manobra e protecção da força, permitindo uma visualização do espaço de batalha (área da operações) e a identificação dos obstáculos e das forças opositoras. (emgfa)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.