17 de julho de 2014

Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional no Dia da Bastilha em Paris

A Secretária de Estado Adjunta e da Defesa Nacional participou esta segunda-feira, em Paris, nas celebrações do Dia da Bastilha, que este ano serviram evocaram o centenário da Primeira Guerra Mundial.

Ao lado das delegações de cerca de 80 países, Portugal esteve presente no grande desfile nos Champs-Elysées com uma representação de três militares (porta-estandarte e guarda de honra) e quatro civis (duas raparigas e dois rapazes).

A grandiosidade que os franceses quiseram dar as estas cerimónias fica bem evidente nos números do desfile com duração de cerca de duas horas: 3.750 militares, 280 veículos, 240 cavalos, 98 aeronaves (incluindo 36 helicópteros) e 76 cães, além das três centenas de jovens civis que executaram uma coreografia, concebida por José Montalvo, para simbolizar a fraternidade entre os povos e que inclui uma largada de pombas brancas, ícones da paz.

Este ano em Portugal, o principal momento das Evocações do Centenário da Primeira Grande Guerra, acontecerá nas cerimónias simultâneas com honras militares, em cada um das capitais de distrito e nas regiões autónomas, no dia 18 de Outubro, durante as quais serão colocadas placas de homenagem aos Mortos em Combate junto aos monumentos já existentes. (DN)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.