26 de setembro de 2014

SEABORDER 14

O SEABORDER é um exercício que decorre anualmente no âmbito da Iniciativa 5+5 Defesa e que coloca em prática a colaboração entre os países membros.

Os ministros da Defesa de Portugal, Espanha, Marrocos e Mauritânia assistiram, juntamente com representes de todos os países da Iniciativa 5+5, à fase Livex do SEABORDER, que se realizou ontem no mediterrâneo.

No exercício estiveram envolvidos meios navais e aéreos de diversos países, tendo Portugal participado com a Corveta – NRP Afonso Cerqueira.

O SEABORDER realiza-se desde 2008, alternadamente em Portugal e Espanha, sendo coorganizado por ambos os países. Este ano, a fase de planeamento e controlo de tráfico marítimo foi organizada por Portugal e decorreu nos dias 23 e 24 de Setembro, no Centro de Operações e Vigilância Marítima de Lisboa.

Este exercício materializa a colaboração entre os países da Iniciativa 5+5 em operações conjuntas de controlo de tráfico marítimo, busca e salvamento e o intercâmbio de informação e procedimentos conjuntos, para combater actividades marítimas ilegais. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.