27 de maio de 2015

Os novos Navios Patrulha Oceânicos vão começar a ser construídos em Setembro nos estaleiros da West Sea

Os dois Navios Patrulha Oceânicos (NPO) para a Marinha portuguesa vão começar a ser construídos em Setembro nos estaleiros da West Sea, subconcessionária dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), por 77 milhões de euros. 

A informação foi avançada esta quarta-feira à agência Lusa por fonte governamental, na sequência da visita que o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, realiza à empresa às 15h00, para participar na cerimónia que assinala um ano desde que a West Sea assumiu a subconcessão dos terrenos e infraestruturas dos ENVC. 

De acordo com a mesma fonte governamental, a construção daqueles navios vai permitir a criação de mais 200 postos de trabalho, aos quais se juntam aos actuais 200 empregos. A mesma fonte adiantou que a autorização para abertura das negociações conducentes à construção dos NPO será dada pelo Governo "na próxima quinta-feira, ou mais tardar na próxima semana", em conselho de ministros, sendo que "a West Sea é a única entidade nacional capacitada para a construção deste tipo de embarcação". 

Os dois navios deverão estar concluídos em 2017, para serem entregues à Marinha em 2018. A possibilidade de este contrato ser entregue à West Sea já tinha sido colocada em Dezembro passado pelo ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco. 

Durante uma cerimónia realizada nos estaleiros de Viana do Castelo para a assinatura do primeiro contrato de construção naval fechado pela subconcessionária dos ENVC, José Pedro Aguiar-Branco anunciou a intenção do Governo de avançar com a construção de dois NPO, no âmbito da nova Lei de Programação Militar. Na ocasião manifestou esperança, "porque a isso obrigam as regras da concorrência", de que Viana do Castelo "reunisse as condições para fazer estas construções". (CM)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.