21 de setembro de 2015

Ministro da Defesa Nacional “O Exército Português soube estar à altura das expectativas”

O ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, afirmou, durante a sua intervenção, que “o nosso Exército soube estar à altura das expectativas que os portugueses têm do papel das suas Forças Armadas”, apesar dos constrangimentos financeiros que o País atravessou nos últimos anos.

Para o ministro da Defesa Nacional, “a serenidade e a motivação apresentadas em permanência o rigor na formação e no treino, são o garante que o nosso Exército segue no caminho que permite a prontidão operacional sustentável que se exige a um exército moderno e adaptado ao paradigma dos nossos dias”.

A respeito das reformas nas Forças Armadas, agora em fase final de execução, José Pedro Aguiar-Branco referiu que é tempo para se unir esforços, continuando assim" a sua concretização ao nível das estruturas militares”.

“Tenho plena consciência de que só com o empenho de todos os que, abnegadamente e com coragem servem o Exército, será possível continuar a prepará-lo para o futuro”, frisou o ministro da Defesa Nacional, relembrando a coragem demonstrada pelos militares da cidade de Vila Real, que há cerca de cem anos, partiram para a Flandres, sob o lema “nem um passo à retaguarda”.

Também o Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), Carlos Jerónimo, destacou a ligação histórica e a presença do Ramo naquela cidade, relembrando que “a presença nas diversas parcelas do território nacional e a proximidade à população são elementos fundamentais da matriz do Exército”.

No seu discurso o general CEME relembrou os deficientes das Forças Armadas e os “que tombaram por Portugal” e dirigiu uma saudação “particular ao Cabo Adjunto Comando Horácio Mourão, gravemente ferido em combate no Afeganistão em 2005” e presente naquela Comemoração.

Recorrendo a uma citação do general britânico David Richards, comandante das Forças da Nato no Afeganistão em 2006 e 2007, o general Carlos Jerónimo destacou o desempenho “brilhante” dos soldados portugueses neste teatro de operações, acrescentando que “são as pessoas que ultrapassam os obstáculos”.

As comemorações do Dia do Exército 2015 estão a decorrer desde o dia 17 de Setembro e tiveram um seu ponto alto no domingo com uma Parada Militar. Prossegue uma exposição no Teatro de Vila Real intitulada “Vila Real da Grande Guerra, a heróica resistência”, até dia 27 deste mês, organizada pelo Museu Militar do Porto. (Defesa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.