14 de outubro de 2015

TRIDENT JUNCTURE

Desde o passado dia 06 de Setembro que a Brigada Mecanizada iniciou as actividades de “In Processing” de militares nacionais e estrangeiros que irão participar no exercício militar "TRIDENT JUNCTURE 2015" (TRJE15). Este evento de grande envergadura e visibilidade, organizado pela NATO, realiza-se entre 21 de Outubro e 6 de Novembro, na fase “Field Terrain Exercice”, em Portugal, Espanha e Itália.

Trata-se do 1º grande exercício da Aliança com forças no terreno da era “pós International Security Assistance Force (ISAF)”. O seu objectivo principal consiste na avaliação e certificação do Joint Forces Command Brunssum e das componentes da NATO Response Force 2016.

Antevê-se a participação de cerca de 24.000 militares oriundos de cerca de trinta países, dos quais mais de 5000 estarão em Portugal nas regiões de Tancos, Santa Margarida e Beja.

Sendo o exercício mais importante da NATO dos últimos anos, a projecção de forças e meios marca a alteração da postura da Aliança Atlântica da condução das grandes operações no terreno por períodos alargados de tempo, para a resposta a situações de contingência onde aspectos como a prontidão, a resposta imediata, a capacidade de projecção, a sustentação e a interoperabilidade de Forças, em ambiente conjunto e combinado, passaram a ser os objectivos a atingir, representando no seu conjunto o maior teste de sempre para a NATO e em particular para as suas forças NATO Response Force (NRF)

Os primeiros militares estrangeiros, oriundos do Canadá e Alemanha, chegaram à Brigada com a finalidade de preparar a chegada do grosso dos restantes militares que participam no exercício.

Para alojar cerca de 3000 militares, a Brigada Mecanizada está a ser palco de um conjunto de obras de reabilitação de alguns edifícios e infraestruturas de treino.

Uma das obras que foi efectuada prende-se com a recuperação do Quartel da Pocariça. Esta infraestrutura de treino mereceu uma intervenção de grande envergadura, sob a orientação da Direcção de Infraestruturas, ficando desta forma com as condições de trabalho e habitabilidade muito melhoradas. Neste local foi também montada uma infraestrutura à qual é dada o nome de “Tent City” com mais de 50 tendas de campanha. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.