21 de março de 2016

Presidente da República quer “dignificar e reforçar” as Forças Armadas

O Presidente da República afirmou esta segunda-feira que importa "dignificar, reforçar e conferir mais evidentes capacidades de afirmação às Forças Armadas (FA)", reconhecendo razão aos militares quando se sentem desvalorizados.

"Procurarei ser atento, sereno e interventivo", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa, identificando "três frentes fundamentais" para cumprir o objectivo de "dignificar, reforçar e conferir mais evidentes capacidades de afirmação às Forças Armadas", disse o Presidente da República, que foi recebido formalmente por centenas de militares numa cerimónia aberta ao público no Palácio Nacional da Mafra.

Em primeiro lugar, o Presidente apontou a afirmação do actual Conceito Estratégico de Defesa Nacional, a valorização "da carreira das armas, com atenção ao Estatuto dos militares" e o "investimento e eficácia no perfil" da instituição militar, para Forças Armadas "equipadas e qualificadas".

Marcelo Rebelo de Sousa, que destacou a presença do primeiro-ministro, António Costa, na cerimónia, defendeu que as FA "merecem" que o "poder político - todo ele, solidariamente - lhes reconheça a importância da missão que desempenham, em objectivos a prosseguir, em meios a utilizar e, até, em sensibilidade para não se esquecer delas de cada vez que tem de decidir sobre matérias que possam implicar ou sugerir depreciação do seu estatuto".

No primeiro discurso perante as Forças Armadas, Marcelo disse reconhecer que os militares têm razão "quando sentem, de quando em vez, que o seu papel não é compreendido, não é valorizado, não é acalentado". (RR)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.