11 de abril de 2017

DIA DO COMBATENTE - 99º ANIVERSÁRIO DA BATALHA DE LA LYS

A Liga dos Combatentes celebrou o seu dia festivo, no dia 9 de Abril, no Mosteiro de Santa Maria da Vitória, na Batalha, evocando também, na mesma data, o 99º aniversário da Batalha de La Lys e a 81ª romagem ao Túmulo do Soldado Desconhecido.

As cerimónias iniciaram-se com uma missa em honra dos Combatentes falecidos, celebrada pelo Bispo das Forças Armadas e de Segurança, D. Manuel Linda, a que se seguiu uma parada militar, composta por um Batalhão misto a três Companhias representando os três Ramos das Forças Armadas, onde foram proferidas uma primeira intervenção pelo Presidente da Liga dos Combatentes, Tenente-General (R) Chito Rodrigues e, uma segunda intervenção, pelo Ministro da Defesa Nacional, Professor Doutor José Alberto Azeredo Lopes que presidiu à cerimónia.

Na sequência da parada militar, teve lugar, na sala do capítulo, a tradicional deposição de coroas de flores no túmulo do soldado desconhecido, tendo sido prestadas as honras militares devidas aos mortos caídos em defesa da Pátria. As cerimónias encerraram com a entoação do Hino Nacional tocado pela Banda da Força Aérea Portuguesa. (Emgfa)