28 de abril de 2017

Exército certifica sistemas e equipamentos militares

No dia 20 de Abril decorreu a cerimónia de apresentação do regulamento para a concessão das marcas de qualificação atribuídas pelo Exército ao abrigo do protocolo de cooperação com a idD - Plataforma das Indústrias de Defesa Nacional. O evento, realizado nas Caves Manuelinas do Museu Militar de Lisboa, foi presidido pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General Rovisco Duarte e contou com a presença do Administrador Executivo da idD, Dr. Botelho de Sousa.

O protocolo tem como finalidade a promoção de acções conjuntas, na área da investigação, desenvolvimento e inovação dos sistemas e equipamentos de uso militar, permitindo às empresas de base tecnológica industrial de defesa e empresas filiadas à idD, a certificação dos seus produtos.

No regulamento agora apresentado estão instituídas as condições gerais para conceder, manter, suspender ou anular as qualificações concedidas pelo Exército, que são:

· Army tested - conferida ao produto que cumpra os requisitos para um perfil de utilização definido pelo Exército;

· Combat proven - conferido ao produto que cumpra os requisitos da qualificação Army tested e tenha sido usado com sucesso em operações militares reais.

Na sua intervenção, o Administrador Executivo da idD referiu o enorme interesse que o projecto tem suscitado e enfatizou as vantagens de permitir testar produtos nas condições mais adversas e de aliar a experiência do Exército ao empreendedorismo de base tecnológica industrial de defesa.

Por seu turno, o General CEME referiu que a certificação dos produtos testados, obtida através destas qualificações, além do contributo de credibilidade e competência conferido pelo Exército Português, potencia as valências da indústria Nacional, estimulando a sua competitividade, concorrendo para a sua divulgação e para a sua expansão para o mercado internacional.

No decorrer da cerimónia foi divulgado um vídeo promocional do projeto e o site www.iddportugal.pt onde as empresas podem formalizar as candidaturas. (Exército)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.