28 de abril de 2017

FORÇAS ARMADAS PORTUGUESAS TERMINAM A SUA ACTIVIDADE OPERACIONAL NO KOSOVO

Termina hoje a actividade operacional dos militares Portugueses que se encontram no Teatro de Operações do Kosovo. A partir de amanhã, 29 de Abril, a Força irá iniciar o seu processo de retracção.

A "Kosovo Force" (KFOR) resultou do mandato da Resolução 1244, de 10 de Junho de 1999, do Conselho de Segurança das Nações Unidas e do Acordo Técnico-Militar entre a NATO e a República Federal da Jugoslávia e da Sérvia. Ao longo do tempo, e em função das melhorias verificadas ao nível da segurança, a NATO foi vindo a adaptar gradualmente a força da KFOR na região, diminuído a sua presença.

Portugal juntou-se à operação terrestre da NATO em Julho de 1999, integrando a KFOR numa Brigada de comando italiano., com uma unidade de escalão Batalhão/Agrupamento. Em Janeiro de 2005, Portugal assume a Reserva Táctica do Comando da KFOR com um efectivo na ordem dos 300 militares, configuração essa que se manteve até ao início de 2011.

Actualmente a Força Nacional Destacada (FND) é constituída por 181 militares do 1.º Batalhão de Infantaria Mecanizado de Rodas (1BIMec(R)) do Exército. A sua principal missão era de conduzir operações em todo o território do Kosovo, tendo por objectivo estabelecer e manter um ambiente seguro e estável e assegurar a liberdade de movimentos de todos os cidadãos, independentemente da sua origem étnica.

O 1BIMec(R)/FND/KFOR tinha uma constituição multinacional, com um efectivo total de 315 militares, na medida em que foi reforçado por militares húngaros e encontra-se localizado no Campo Slim Lines em Pristina. (Fonte: Emgfa)

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.