14 de fevereiro de 2018

MARINHA PORTUGUESA DESENVOLVE ACTIVIDADES DE COOPERAÇÃO MILITAR COM A MAURITÂNIA

Com efeito, no âmbito da cooperação foram ministradas formações e desenvolvidos treinos nas áreas da proteção de um navio num porto, abordagem a navio suspeitos, mergulho de combate, marinharia – manobra de semirrígida e desembarque anfíbio. Neste ultimo, foi inclusive efectuado um treino prático conjunto de desembarque anfíbio, culminando com a chegada de ambas as forças a uma praia.
Simultaneamente, no âmbito protocolar foi recebido a bordo do navio o Cônsul Honorário de Portugal na Mauritânia e o Vice-Chefe do Estado Maior da Marinha da Mauritânia. O navio foi ainda visitado por 77 militares da marinha deste país, por forma a conhecerem a organização de bordo e as capacidades do navio.

Portugal e a Mauritânia são dois países que integram a iniciativa política de Defesa 5+5, diálogo que foi lançado em 1983 e tem como objectivo promover a cooperação entre os países ribeirinhos do Mediterrâneo Ocidental, nomeadamente a França, Itália, Portugal, Espanha e Malta e os países do Magreb, Argélia, Líbia, Mauritânia, Marrocos e Tunísia. Esta iniciativa visa criar e manter um clima de confiança e de franca colaboração entre os dez países em resposta aos desafios comuns na área da segurança e defesa.

A visita do NRP Álvares Cabral a este porto insere-se no âmbito da missão Iniciativa Mar Aberto que tem como principal objectivo contribuir para o esforço internacional de capacitação dos países do Golfo da Guiné em matéria de segurança marítima e combate às actividades ilícitas no mar.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.