15 de julho de 2019

Exército celebra o Dia da Arma de Cavalaria e o 310.º aniversário Regimento de Cavalaria N.º 6

(Exército)A cerimónia comemorativa do Dia da Arma de Cavalaria e do 310.º aniversário Regimento de Cavalaria N.º 6 (RC6) decorreu no dia 14 de Julho, na Praça do Município, em Braga.

Presidida pelo Chefe do Estado-Maior do Exército (CEME), General José Nunes da Fonseca, a cerimónia militar contou com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Dr. Ricardo Rio, e do Vice-CEME e Comandante das Forças Terrestres, Tenente-General Guerra Pereira, entre outras entidades militares e civis.

O Director Honorário da Arma de Cavalaria, Major-General Luís Nunes da Fonseca, no seu discurso, recordou o facto de, este ano, o Dia da Arma ser comemorado juntamente com o 310.º aniversário do RC6, em memória do Combate de Armiñon, travado em 21 de Julho de 1837, durante a 1.ª Guerra Carlista, “no qual as Forças do “6", sob o comando do Coronel Simão da Costa Pessoa", integrando a Divisão Auxiliar enviada a Espanha, “se cobriram de glória pela sua audácia e heroísmo". Enalteceu, ainda, as sucessivas gerações de “Cavaleiros que precederam e que, desde os primórdios da nacionalidade se notabilizaram", bem como os homens e mulheres da Arma de Cavalaria que, no contexto actual nacional e internacional, se destacam “pelo exemplar brio, profissionalismo, zelo e competência", evidenciados no exercício das tarefas atribuídas.

O General CEME evidenciou, do mesmo modo, o “desempenho, caldeado por espírito de sacrifício e determinação" dos militares da Arma de Cavalaria, que segundo os “mais elevados padrões de exigência", que "os caracterizam, têm cumprido os inúmeros empenhamentos operacionais", no país e além-fronteiras. “Hoje, tal como ontem, a Cavalaria distingue-se pela capacidade de impor a decisão no combate, numa perfeita compatibilização de flexibilidade, mobilidade, poder de fogo e efeito de choque", acrescentou o General CEME, destacando o poder de superação da Arma, "face às novas realidades e paradigmas", no seu emprego táctico, no cumprimento de variadas missões de apoio à protecção de pessoas e na salvaguarda dos respectivos bens.

Após o desfile das Forças em Parada, decorreu no RC6 a apresentação e distribuição da reedição da Revista de Cavalaria - N.º 1. As comemorações culminaram com a Prova de Obstáculos - Troféu Mouzinho de Albuquerque, em homenagem ao Patrono da Arma de Cavalaria, que contou com a participação de todas as Unidades da Arma .

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.