28 de fevereiro de 2012

CONFIRMADA MANUTENÇÃO DA OPERAÇÃO NORTE-AMERICANA NA BASE DAS LAGES

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco e o Secretário da Defesa norte-americano, Leon Panetta, reuniram-se em Washington, para debater temas relacionados com a cooperação bilateral e a Aliança Atlântica.

O comunicado conjunto refere que «foram analisadas novas formas de fortalecimento da relação de cooperação, entre Portugal e os Estados Unidos da América, na área da Defesa», tendo ficado «confirmada a manutenção da operação americana na Base das Lajes», bem como «ficado acordada a análise e discussão com Portugal, relativamente aos moldes em que a Força Aérea Americana irá desenvolver a sua operação futura nas Lajes». O Secretário da Defesa norte-americano «enalteceu o acolhimento que as Forças Americanas têm encontrado em território nacional, quer por parte das autoridades, quer da população».

Durante a reunião «o Secretário da Defesa Leon Panetta começou por agradecer o apoio de Portugal nas missões da NATO, nomeadamente no Afeganistão, destacando a sua importância como aliado estratégico».

José Pedro Aguiar-Branco e Leon Panetta «determinaram que irão desenvolver um trabalho conjunto com outros aliados na Cimeira de Chicago, que decorre em Maio deste ano, com vista a atingir as metas estabelecidas na Cimeira de Lisboa 2010. Os dois responsáveis acordaram ainda o desenvolvimento de programas com vista ao estreitamento da relação bilateral, a serem discutidos a 19 de junho, em Washington». (MDN)

27 de fevereiro de 2012

RI 3: Jornadas da Defesa Nacional

O RI3 de Beja recebe, a partir de hoje e até 27 de Abril, jovens do Alentejo e do Algarve no âmbito da 2ª fase das jornadas do Dia da Defesa Nacional 2011/2012.

Jovens do Alentejo e do Algarve participam, a partir de hoje e até ao dia 27 de Abril, na 2ª fase das jornadas do Dia da Defesa Nacional 2011/2012 que vai decorrer no Regimento de Infantaria Nº 3 de Beja.

O Dia da Defesa Nacional desde que foi instituído como dever militar, nas últimas 7 edições no Centro de Divulgação do RI3, teve uma participação que rondou os 84%.

Segundo a Lei do Serviço Militar o Dia da Defesa Nacional é de carácter obrigatório para a totalidade dos jovens de nacionalidade portuguesas de ambos os sexos, constituindo, neste momento, o único dever militar a cumprir pelos cidadãos.

O RI3 encara esta missão como uma "acção particularmente prestigiante para as forças Armadas, um contributo importante para o conhecimento da juventude portuguesa e um claro investimento no sentido cívico dos jovens, que passam a conhecer melhor o seu País e a compreender o papel das Forças Armadas no espaço da Defesa Nacional" . (V.P)

25 de fevereiro de 2012

MINISTRO DA DEFESA VISITA COMANDO DAS FORÇAS TERRESTRES E QUARTEL-GENERAL DE OPERAÇÕES ESPECIAIS

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visitou o Comando das Forças Terrestres e o Quartel-General de Operações Especiais, em Oeiras.

Durante a visita, o Ministro da Defesa Nacional participou numa reunião para actualização de equipas, que contou com os contributos, através de videoconferência, das diversas unidades militares repartidas pelo continente e ilhas, bem como das forças que se encontram nos teatros de operações do Afeganistão, do Líbano e do Kosovo. (MDN)

Força Aérea marca presença no evento MecanIST





A Força Aérea participou nos dias 22, 23 e 24 de Fevereiro no evento MecanIST que decorreu no Instituto Superior Técnico, em Lisboa.

O MecanIST caracteriza-se como um evento inovador e dinâmico que visa estabelecer a ponte entre as temáticas de curso, o mundo empresarial e a investigação científica de mais alto nível. A organização deste evento é composta exclusivamente por alunos do Fórum Mecânica e membros do Board of European Students of Technology (BEST).

A participação da Força Aérea consistiu numa apresentação subordinada ao tema "A Engenharia Aeroespacial na Força Aérea" e na constituição de um stand com elementos alusivos a projectos de engenharia.

Durante a conferência foi abordado o papel da Força Aérea como instrumento do Estado para a dinamização do Mercado de Defesa, o inter-relacionamento entre a instituição e os organismos públicos e privados, a gestão dos Sistemas de Armas e os principais projectos no campo da engenharia aerospacial que atualmente decorrem na Direção de Engenharia e Programas, na Academia da Força Aérea e na Base Aérea Nº5. (F.A.P)

23 de fevereiro de 2012

ModelTroia 2012 – 14.º Encontro de modelismo



Como manda a tradição, o Clube ModelTróia organiza e promove no Forte do Bom Sucesso em Lisboa – nos dias 25 e 26 de Fevereiro de 2012, o 14º Concurso/Exposição ModelTróia. Este evento reveste-se de concurso e exposição de modelos à escala, comércio de artigos de modelismo e workshops.Organizado pelo Clube ModelTroia em colaboração com a Liga dos Combatentes, este encontro anual visa a divulgação do modelismo em Portugal.

Os visitantes do concurso/exposição ModelTróia têm assim a oportunidade de ver, nos dias 25 e 26 de Fevereiro, reproduções fiéis à realidade que englobam as categorias de: Aviação, Veículos, Figuras à escala de pessoas e animais, sob a forma tridimensional ou plana, Navios, Vinhetas / Dioramas, Conquista do Espaço, Ficção Científica e Outros. Esta grande mostra de modelismo nacional está aberta a todo o público em geral e em particular a todos os modelistas e coleccionadores.

As inscrições para o concurso são realizadas no dia de abertura a partis das 9h30 até às 12h30. Para mais informações solicitamos que seja contactada a organização do evento, através do e-mail - modeltroia@gmail.com (L.C)

Força Aérea Portuguesa - Ao serviço de Portugal e dos portugueses !

Ao serviço de Portugal e dos portugueses a Força Aérea dispõe 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano um dispositivo em alerta para dar resposta às diversas solicitações que lhe são apresentadas, quer no continente quer nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

Só nos últimos quatro dias, no período de 19 a 22 de Fevereiro, a Força Aérea efectuou sete missões de salvaguarda da vida humana totalizando cerca de 18 horas de voo quer em evacuações aeromédicas, busca e salvamento e transporte de órgãos.

Das sete missões, cinco foram realizadas nos arquipélagos pois a necessidade de fazer chegar um doente urgente à assistência hospitalar é uma realidade constante e, para isso, são empenhadas as aeronaves C-295M e EH-101 MERLIN, que se encontram em prontidão máxima nos Destacamentos Aéreos dos Açores e da Madeira.

O dia 22 de fevereiro, para além das evacuações aeromédicas nas ilhas, foi também marcado por uma missão de transporte de órgãos do Porto para Lisboa, na qual foi acionado o FALCON 50, e por um resgate a um octogenário, que caiu de uma arriba na Praia da Vigia, em Sintra, missão esta efetuada pela tripulação do helicóptero EH-101 MERLIN. (FAP)

44º Aniversário do Museu do Ar



No dia 22 de fevereiro realizou-se em Sintra a Cerimónia comemorativa do Dia do Museu do Ar (MUSAR), que este ano celebra o seu 44º aniversário.

No decorrer da Cerimónia, presidida pelo Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, o novo Diretor do Museu do Ar, Coronel Antero Coutinho, proferiu uma alocução na qual salientou o grandioso trabalho que tem sido desenvolvido há mais de quatro décadas e referiu os novos projetos que o Museu está a desenvolver para reforçar a divulgação do património histórico aeronáutico português.

No final da Cerimónia os presentes tiveram a oportunidade de conhecer as últimas peças incorporadas no acervo do MUSAR, que se constituem de elevado valor patrimonial e histórico.

Actualmente o MUSAR encontra-se encerrado ao grande público para obras de requalificação, estando prevista a sua reabertura para meados deste ano com diversas novidades, tais como uma colecção com várias peças inéditas, bem como novas áreas temáticas de interação com os visitantes. (F.A.P)

22 de fevereiro de 2012

Visita da Comissão de Defesa Nacional à Marinha

Hoje, dia 22 de Fevereiro, a Marinha recebeu a visita da Comissão de Defesa Nacional da Assembleia da República (CDNAR), a primeira efectuada à Marinha na presente XII legislatura. O programa incluiu diversas apresentações e uma visita ao Serviço de Mergulho da Esquadrilha de Submarinos e ao NRP Arpão. (M.G.P)

20 de fevereiro de 2012

Tomada de Posse do novo Comandante do Comando Operacional Conjunto

Realizou-se no passado dia 06 de Fevereiro, no Gabinete do Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas, General Luis Esteves Araújo, a Cerimónia de Tomada de Posse do novo Comandante do Comando Operacional Conjunto (COCONJ).

Após lido o Despacho de Nomeação exarado pelo Presidente da Republica, o General CEMGFA empossou o Tenente-General João Nuno Jorge Vaz Antunes que veio substituir o Tenente-General José Artur Paula Quesada Pastor.

TGEN Vaz Antunes desempenhava funções de Inspetor-geral do Exército e em acumulação, o cargo de Presidente do Conselho Superior de Disciplina do Exército. (EMGFA)

18 de fevereiro de 2012

General Pinto Ramalho não percebe declarações do ministro da Defesa

O ex-chefe de Estado Maior do Exército, Pinto Ramalho, questiona as declarações do ministro da defesa quando disse que "tal como existem, as forças armadas não são sustentáveis". Entrevistado pela jornalista Rosário Lira no programa "Este Sábado", Pinto Ramalho lembrou que as forças armadas não se resumem à perspetiva económica, e disse que Aguiar-Branco tem que clarificar o que quer dizer das forças armadas portuguesas. (RTP)

Cerimónia de entrega de comando da Escola de Fuzileiros

Decorreu no passado dia 29 de dezembro de 2011, no Salão Nobre da Escola de Fuzileiros, a cerimónia de entrega de comando, na qual o CMG FZ Carlos Moreira, substituiu no cargo o CMG FZ Pereira Leite.

A cerimónia foi presidida pelo Comandante Naval, VALM Monteiro Montenegro, e contou com a presença, para além do Comandante do Corpo de Fuzileiros, CALM Picciochi, do Presidente da Câmara Municipal do Barreiro Carlos Humberto, do Vereador da Sustentabilidade Ambiental da Câmara Municipal do Barreiro, Eng. Nuno Banza, dos Presidentes das Juntas de Freguesia do Concelho do Barreiro, do Capelão-Mor Costa Amorim e de outros oficiais superiores, a generalidade dos oficiais do CCF, representantes dos sargentos, praças e funcionários civis e ainda familiares e amigos dos dois comandantes.

A iniciar a cerimónia tomou da palavra o comandante cessante que, após agradecer a presença dos ilustres convidados, salientou “…que apesar de todas as dificuldades, a Escola continuará a servir a Marinha e naturalmente os seus Fuzileiros com a segurança de quem não só pode apresentar um trabalho dinâmico e exemplar, mas também de quem vai permanecer personalizadamente para além da transitória e efémera passagem dos seus sucessivos responsáveis aos diferentes níveis.”

Após a leitura da ordem da ODU, que publicava a rendição do cargo e um louvor alusivo ao desempenho do comandante Pereira Leite, o comandante Carlos Moreira proferiu um discurso onde, dirigindo-se ao VALM CN, comandante operacional da Marinha, enalteceu o seu apoio institucional, por se ter dignado presidir à rendição de comando da Escola de Fuzileiros e reiterou que este órgão de base e escola do sistema de formação profissional da Marinha, inserido na sua linha de comando, partilhará na ação da sua visão “Uma esquadra catalisadora da mudança, aliciante de servir, aberta à cooperação e efectiva na acção”. De seguida agradeceu ao CALM CCF a confiança nele depositada, afirmando que “…o governo desta nau será sempre ditado pelos objetivos que superiormente definir tendo presente a missão, os recursos disponíveis e a necessidade imperiosa de os gerirmos com eficiência procurando antecipar cenários para que, na senda das anteriores lideranças desta unidade, a Escola de Fuzileiros se continue a afirmar pela capacidade de adaptação e excelência no produto, sem descurar os processos formativos superiormente definidos pelo organismo de direção técnica, a Direção do Serviço de Formação…mas primordialmente na criação de sinergias com a comunidade envolvente, designadamente com a Câmara Municipal do Barreiro e as autarquias locais …com os comandos das unidades militares e das forças de segurança próximas … com os antigos comandantes e outros militares que serviram na escola mãe dos Fuzileiros…mas também com os comandantes da Base de Fuzileiros e das Unidades de Fuzileiros no treino a aprontamento operacional.”

De seguida usou da palavra o CALM Picciochi, salientando as qualidades de liderança e o dinamismo do Comandante cessante, visíveis no conjunto de eventos que marcaram as comemorações do cinquentenário da Escola de Fuzileiros. Ao novo Comandante, elogiou as suas qualidades referindo que “…o desafio é avassalador, encontrar espaço de otimização de recursos numa escola a funcionar a baixa rotação, o garantir que nada para…” deixando uma orientação no sentido de ser aproveitado o atual momento para “…todas aquelas atividades que são muitas vezes esquecidas chamarão agora a si uma maior atenção…”, referindo ainda existir tempo para “… repensar, questionar soluções, avançar no sentido da modernidade, para uma introspeção produtiva que nos permita acabar por tirar partido deste período que se quer o mais curto possível.” (C.F)

17 de fevereiro de 2012

CEME visita a Zona Militar da Madeira

No passado dia 13 de Fevereiro de 2012, S.Exª o General Chefe do Estado-Maior do Exército visitou a Zona Militar da Madeira (ZMM), no âmbito do “Plano Geral de Visitas do General CEME” às U/E/O do Exército, para 2012.

S.Exª o General CEME foi recebido pelo Exmo Major-General Tiago Vasconcelos, Comandante da ZMM, no Quartel da Unidade de Apoio do Comando da Zona Militar da Madeira (UnAp/CmdZMM), onde foram prestadas as honras militares regulamentares e onde decorreu, de seguida, a apresentação de cumprimentos por parte dos Comandantes, Diretores e Chefes das Unidades e Órgãos da ZMM, assim como pelas respetivas delegações de Oficiais, Sargentos, Praças e Funcionários Civis.

Posteriormente, S.Exª o General CEME recebeu um briefing pelo Exmo. Comandante da ZMM, no qual foi exposta a situação atual da ZMM.

Durante a sua estadia na Região Autónoma da Madeira (RAM), S.Exª o General CEME teve ocasião de testemunhar as excelentes relações institucionais existentes entre a ZMM e as entidades oficiais regionais, aquando da apresentação de cumprimentos protocolares às suas mais altas entidades, nomeadamente na Quinta Vigia, a S.Exª o Presidente do Governo Regional da Madeira, Dr. Alberto João Jardim; na Assembleia Legislativa da Madeira (ALM), a S.Exª o Presidente da ALM, Dr. Miguel Mendonça, e no Palácio de São Lourenço, a S.Exª o Representante da República para a RAM, Juiz Conselheiro Ireneu Cabral Barreto. (Exército)

16 de fevereiro de 2012

Exposição sobre 90 anos do raid Aéreo Lisboa/Funchal no Fórum Madeira

De 16 de Fevereiro a 4 de Março, o centro comercila Forum Madeira recebe uma exposição da Marinha Portuguesa que pretende assinalar os 90 anos do Raid Aéreo Lisboa-Funchal. Os visitantes poderão ainda apreciar uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez o primeiro raid entre o Continente e a Madeira.

O Raid aéreo Lisboa-Funchal foi realizado a 22 de Março de 1921. Protagonizado pelos Oficiais da Marinha Gago Coutinho, Sacadura Cabral e Ortins Bettencourt, acompanhados do mecânico Roger Soubiran, a bordo do hidroavião Felixtowe F.3, este voo, o primeiro entre o Continente e a Madeira, foi o grande teste para a travessia do Atlântico, conseguida em 1922.

Para comemorar este marco histórico, o Forum Madeira recebe uma exposição que estará patente ao público no piso 2 até ao dia 4 de Março.

Para além de evocar a acção dos seus protagonistas, a exposição pretende igualmente dar a conhecer a importância que os instrumentos inovadores utilizados nesta viagem tiveram para o sucesso da travessia aérea do Atlântico Sul entre Lisboa e o Rio de Janeiro, realizada entre 30 de Março e 17 de Junho de 1922.
Estará igualmente em exposição no Forum Madeira uma réplica do hidroavião Felixtowe F.3, que fez a primeira viagem entre o Continente e a Madeira. (DN)

Força Aérea recebe a visita do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira



A Força Aérea recebeu, no dia 15 de Fevereiro, no Aeródromo de Manobra N.º3 (AM3), em Porto Santo, a visita do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, Ireneu Cabral Barreto.

No decorrer da visita, o Representante da República para a R.A.M assistiu a um briefing sobre a Missão e sobre o dispositivo da Força Aérea, com destaque para as operações de Vigilância Marítima, de Busca e Salvamento e Evacuações Aeromédicas, efetuadas nos últimos dois anos. Em seguida proferiu uma alocução na qual destacou o trabalho que a Força Aérea tem realizado: "A Força Aérea é o ramo mais novo das nossas Forças Armadas, mas não deixa de ser, antes pelo contrário, um exemplo vivificador das virtudes militares, materializadas em ações de grande abnegação, sacrifício e coragem".

No final da visita, o Representante da República para a R.A.M visitou e recebeu uma breve explicação técnica sobre as características e capacidades das aeronaves C-295M e EH-101 MERLIN , em destacamento permanente no AM3. (FAP)

Ministro da Defesa Nacional visitou a Base Aérea N.º5

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, visitou, no dia 14 de Fevereiro, a Base Aérea N.º5, em Monte Real, com o objetivo de conhecer o dispositivo da Força Aérea naquela unidade militar e inteirar-se do programa de modernização das aeronaves F-16AM MLU "Fighting Falcon". (FAP)

Entrada em funcionamento do radar do Pico dependente da fiabilidade do sinal

O vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea destacou hoje a importância do radar de defesa aérea instalado no Pico do Areeiro, na Madeira, cuja entrada em funcionamento está dependente da fiabilidade do sinal.

No Porto Santo, onde hoje acompanhou a visita ao aeródromo de manobra n.º 3 do Representante da República para a Região Autónoma da Madeira, o tenente-general Victor Morato explicou que há que "passar o sinal do radar" para Monsanto, onde está sediado o Comando Aéreo Nacional.

Segundo o responsável, é no sinal, que tem de chegar a 100 por cento a Monsanto, que reside o "problema".

"A fiabilidade neste momento ainda não é a necessária", declarou o vice-chefe do Estado-Maior da Força Aérea, acrescentando: "É isso que está a ser tratado neste momento, hoje mesmo está cá um sargento-técnico do Exército (...) que está a montar o equipamento que foi agora adquirido para testar".

O tenente-general adiantou que o objetivo é aferir a viabilidade desta solução, pelo que nada adiantou sobre a entrada em funcionamento do radar, designado por estação radar n.º 4, onde já trabalham 14 militares e aos quais se juntarão no futuro mais dez.

Sobre a importância do equipamento, que tem um raio de cobertura de cerca de 250 milhas náuticas, aproximadamente 400 quilómetros, o responsável observou: "Juntamente com Portugal Continental, fecha a porta de entrada para o Mediterrâneo, portanto temos visibilidade sobre tudo o que queira entrar pelo Mediterrâneo por exemplo".

À pergunta sobre quando os Açores terão um radar defesa aérea, o tenente-geral respondeu que a questão deve ser dirigida a "quem tem o dinheiro".

"O projecto temos", declarou, referindo que este avançará "quando o poder político achar que é oportuno".

Para o responsável, o radar de defesa aérea é "importante para o país".

"Nós temos uma missão e a missão seria muito mais bem cumprida se tivéssemos cobertura radar também nos Açores, mas isso não depende de nós", realçou.

A defesa do espaço aéreo português, da responsabilidade da Força Aérea Portuguesa, é actualmente constituída por três estações radares no terreno localizados no Continente -- Paços de Ferreira, Montejunto e Foia (Algarve). (DN)

15 de fevereiro de 2012

Ministério da Defesa confirma negociação com Seul para formação de pilotos

O Ministério da Defesa confirmou hoje à agência Lusa que existem negociações com a Coreia do Sul para instalar em Beja uma escola para pilotos, adiantando que esta poderá vir a formar 200 alunos por ano.

Em resposta a perguntas colocadas pela agência Lusa, fonte do Ministério da Defesa adiantou que já houve duas visitas de delegações sul-coreanas a Portugal (em julho e dezembro de 2011) e uma delegação portuguesa a deslocar-se à Coreia do Sul, tendo o próprio ministro, José Pedro Aguiar-Branco, participado em reuniões no âmbito deste processo.

"Até ao final deste mês de março, este processo pode conhecer desenvolvimentos importantes", acrescentou a fonte.

Segundo o Ministério, caso a instalação da escola na base aérea venha a acontecer, podem vir a instalar-se na zona de Beja "mais de 200 ou 300 famílias", o que representaria um "grande fomento da economia local".

Esta escola funcionaria por um período de 30 anos e permitiria a formação de 200 pilotos anualmente - 120 sul-coreanos, cerca de uma dezena da Força Aérea Portuguesa e as restantes vagas abertas a outros países.

Diário Digital com Lusa

RE1 PROCEDE À REMODELAÇÃO DA COBERTURA DO EDIFÍCIO DO EME

No período que decorreu entre 19 de Setembro de 2011 e 31 de Janeiro de 2012, o Regimento de Engenharia Nº 1 (RE1) executou a substituição integral da cobertura de um dos edifícios do Estado-Maior do Exército, com uma área aproximada de 650 m2.

A intervenção implicou a remoção e substituição da telha e sub-telha, bem como a reparação parcial da estrutura de suporte da cobertura. Para além deste trabalhos, foram também efetuadas reparações diversas no interior do edifício, nomeadamente pintura de paredes e recuperação de vãos e tetos.

Para o efeito, o RE1 empenhou 1 Oficial, 2 Sargentos e 6 Praças, cujos conhecimentos técnico-profissionais ficaram bem patentes no resultado final conseguido. (Exército)

Escola Prática de Artilharia - DOAÇÃO DE SANGUE

No passado dia 07 de Fevereiro de 2012, decorreu na Escola Prática de Artilharia (EPA), a recolha de sangue efetuada por uma equipa do Centro Nacional de Dadores de Células de Medula Óssea (CEDACE). Nesta iniciativa participaram de 73 militares da EPA, que passaram a fazer parte do banco nacional de possíveis dadores de Medula Óssea. (Exército)

14 de fevereiro de 2012

Ministro da Defesa anuncia reforço de 4000 militares em 2012

O ministro da Defesa, José Pedro Aguiar-Branco, anunciou esta terça-feira em Monte Real, Leiria, que vão ser incorporados 4000 novos militares, ainda este ano, na Força Aérea e no Exército.

José Pedro Aguiar-Branco, anunciou esta terça-feira em Monte Real, Leiria, a incorporação, este ano, de 4000 novos militares, na Força Aérea e no Exército, «Obtivemos hoje o aval para as incorporações que precisamos fazer para 2012 em matéria de recursos humanos», disse o governante.

O ministro da defesa defende que a entrada destes novos elementos «é fundamental para a renovação» que o Governo e o Ministério pretendem realizar «de forma sustentada nas nossas forças armadas». (c) PNN Portuguese News Network

Força Aérea: cortes podem comprometer missões

O comandante da Base Aérea de Monte Real alertou esta terça-feira o ministro da Defesa que algumas missões nacionais e internacionais podem ficar comprometidas, caso persistam os cortes na área de formação, noticia a Lusa.

Em causa está a poupança a que a Força Aérea está obrigada e que atinge os 31 por cento, em relação a 2010, com impacto nas horas de voo dos pilotos, explicou o coronel Paulo Mateus.

«Vamos reduzir, mas não consigo qualificar os novos quatro pilotos que cá tenho», frisou o responsável pela Base Aérea de Monte Real durante o briefing com o qual se iniciou hoje a visita do ministro da Defesa.

«Tenho que transmitir a informação de que vamos ficar abaixo e se as coisas continuarem assim temos que deixar de cumprir algumas missões», acrescentou.

No final da visita, admitiu que esta é uma época de «sacrifício para toda a gente» e por isso se está a fazer um esforço de adaptação «em esforço, para que Portugal não perca a capacidade que hoje tem instalada e que demorou 40 anos a garantir».

Confrontado pelos jornalistas, o ministro da Defesa, José Aguiar Branco, disse que «como é óbvio há dificuldades», salientando que no ministério estão «todos a trabalhar para as ultrapassar».

Contudo, garantiu que na Base Aérea de Monte Real encontrou «uma atitude muito positiva, de quem, compreendendo a situação excepcional que o país atravessa, acha que é sempre possível cumprir as missões com qualidade». (TVI24)

Mais de 33 mil pessoas deram os parabéns à Sagres

O Navio-escola Sagres está de regresso à Base Naval, no Alfeite, após 9 dias em que esteve aberto ao público em Alcântara para assinalar os 50 anos ao serviço de Portugal. Durante a estadia em Lisboa, mais de 33 mil pessoas visitaram o navio-escola da Marinha Portuguesa associando-se desta forma à efeméride, sendo de realçar que cerca de 60% dos visitantes foram jovens e crianças.

Ontem, dia 12 de fevereiro, foi o dia em que se registou a maior afluência de público com 8.450 pessoas a visitarem o Navio. Para este fato contribuiu também o concerto da Banda da Armada que contou com a participação especial de Vitorino que apresentou pela primeira vez publicamente a Marcha da Sagres.

Os 50 anos do Navio-Escola Sagres ao serviço de Portugal continuarão a ser comemorados, ao longo do ano, com diversas atividades de natureza social e cultural, incluindo a presença do navio em portos nacionais, nomeadamente em Lisboa, Funchal e no Porto (Leixões), culminando com as comemorações dos 75 anos do lançamento à água em 30 de Outubro.

Para grupos organizados (escolas, associações, instituições, etc.), e carecendo de aprovação prévia, o navio continuará aberto a visitas na Base Naval de Lisboa, no Alfeite. Os pedidos de autorização devem ser endereçados para marinha.rp@marinha.pt. (Marinha)

13 de fevereiro de 2012

Marinha vai encerrar o centro de ensino à distância que forma militares dos três ramos

Devido às "restrições orçamentais" impostas para 2012, a Marinha fez escolhas e decidiu encerrar, já em Junho, o seu Centro Naval de Ensino à Distância (CNED), o único no país que proporciona a frequência e conclusão do ensino secundário nesta modalidade. Actualmente, tem 608 alunos inscritos.

O centro, criado em 1997, destina-se a militares dos três ramos das Forças Armadas que não possuam o 12.º ano, actualmente a habilitação mínima para a progressão na carreira. Mais de metade dos militares não têm o ensino secundário completo. Dos alunos inscritos este ano lectivo no CNED, 202 são da Marinha, 204 do Exército e 202 da Força Aérea, indicou o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional (MDN), Nuno Maia.

Desde a sua criação, o centro formou 3772 militares, tendo sido investidos na sua actividade cerca de 30 milhões de euros, acrescentou. O porta-voz frisou que a decisão de encerramento pertence à Marinha, mas indicou que o ministério, através da Direcção-Geral de Pessoal e Recrutamento Militar, já apresentou um conjunto de sugestões com vista à continuidade desta oferta.

As soluções apontadas pelo ministério passam pela apresentação, por parte da Marinha, de uma proposta de reafectação orçamental com vista a fazer face às necessidades do CNED ou pela partilha de custos pelos três ramos das Forças Armadas, o que seria feito através da integração do centro num "modelo único", onde coexistiria com as outras duas estruturas militares que também têm oferta de ensino à distância, embora não para a conclusão do secundário. Para o ministério, esta última solução permitiria uma "maior sustentabilidade". A Marinha ainda não respondeu.

Técnicos dispensados

Estas propostas foram enviadas depois de o MDN, na sequência de questões colocadas pelo PÚBLICO, ter sido informado pela Marinha de que, "face às restrições orçamentais e à necessidade de recursos humanos", esta "não dispunha de condições financeiras para suportar o funcionamento do CNED, pelo que o mesmo deverá ser encerrado".

Esta informação não substitui uma comunicação oficial sobre a decisão de encerrar o centro, que ainda não foi apresentada pela Marinha, o que leva a que o ministério considere que o seu encerramento "ainda não é uma certeza". Mas, no terreno, a situação está já a ser apresentada como um facto consumado.

Em Janeiro foram dispensados os últimos professores e técnicos que estavam a recibo verde no CNED, alguns deles há mais de dez anos. Também os 21 docentes requisitados ao Ministério da Educação para trabalhar no centro, e que tiveram aí formação específica na área de ensino à distância, estão a preparar-se para regressar às suas escolas de origem em Setembro próximo.

A oferta de formação no centro é a do ensino secundário recorrente por módulos capitalizáveis, um sistema que permite uma maior flexibilidade e uma progressão mais rápida nos estudos. Agora, os alunos estão a ser informados de que devem acabar, até Junho, o máximo número de módulos possíveis. Também lhes estão a ser indicadas quais as escolas públicas que ainda têm ensino nocturno.

Para o êxito do CNED tem sido determinante a existência de um sistema de tutorias e, sobretudo, o facto de proporcionar formação através da modalidade de ensino à distância, permitindo assim que os militares embarcados ou em missões no exterior possam prosseguir estudos. Vários militares destacados em contingentes no Kosovo e no Afeganistão ou embarcados na Sagres realizaram exames enquanto estavam nestas missões.

Exames na Sagres

Durante a volta ao mundo realizada pela Sagres em 2010, o comandante do navio-escola contou, num artigo da revista da Marinha, que alguns militares realizaram exames a bordo com vista à conclusão do ensino secundário, aproveitando para tal os dias sem vento e, portanto, de acalmia forçada. "Estes marinheiros, dotados de uma saudável ambição, querem progredir um pouco mais na sua carreira profissional, razão pela qual se inscreveram no CNED", explicou, frisando que "o seu esforço é digno e deve ser louvado". "Por esta razão, sempre que alguém é bem-sucedido cria-se um exemplo a seguir." (Público)

Coreia do Sul quer formar pilotos em Portugal

A Coreia do Sul pretende construir em Portugal um centro de formação de pilotos que terá jactos supersónicos militares de formação (T-50) da Indústria Aeroespacial Coreana (KAI), informou hoje uma fonte governamental, citada pela agência de notícias sul-coreana Yonhap.

A fonte do Ministério da Defesa sul-coreano, que não quis ser identificada, disse que Portugal foi escolhido como parceiro numa negociação inicial, no ano passado, para o consórcio internacional militar do centro de formação de voo (IMFACC, sigla em inglês).

A mesma fonte disse que as negociações finais estão em andamento e estão a resolver detalhes que poderão levar à assinatura de um memorando de entendimento já no próximo mês.

O plano do IMFACC vai fazer a Coreia do Sul injectar 300 mil milhões de wons (202 milhões de euros) em 30 anos para a criação de um centro de formação de pilotos de jactos.

O centro será ocupado por instrutores sul-coreanos que serão encarregados da formação de pilotos estrangeiros nas aeronaves da KAI.

Os T-50 Golden Eagle estão a serviço da Força Aérea sul coreana e são aviões de formação com características de voo semelhantes a muitos caças e aviões de ataque de primeira linha.

Seul tem examinado vários locais para um IMFACC, visitando os Estados Unidos, Austrália, Filipinas e na Espanha, como parte do seu programa para atrair o interesse internacional no jacto sul-coreano.

Actualmente, a Indonésia tem uma encomenda de T-50 e planeia usá-los para o treino avançado dos pilotos da sua Força Aérea. (Tvi 24)

11 de fevereiro de 2012

Navio-Escola Sagres despede-se de Alcântara com concerto da Banda da Armada

No âmbito dos 50 anos do Navio-Escola Sagres, realiza-se no próximo domingo 12 de fevereiro às 17h00 no Cais de Alcântara um concerto pela Banda da Armada que contará com a participação muito especial de Vitorino.

A Banda da Armada com mais de três séculos de existência é atualmente dirigida pelo Maestro 1º Tenente Délio Gonçalves. Fazem parte dos seus quadros alguns dos mais conceituados instrumentistas da actualidade portuguesa.

A entrada para o concerto é gratuita. (Marinha)

10 de fevereiro de 2012

Um último olhar a um navio que se vai afundar

Chega hoje ao cais de Portimão, pelas 17h30, a corveta Oliveira e Carmo, o primeiro de quatro navios da Marinha de Guerra Portuguesa para afundar e criar o parque subaquático Ocean Revival. Parceiro privado garante que autarquia “não gastará um cêntimo”.

A chegada do navio estava prevista para esta manhã, mas “imponderáveis de navegação”, atrasaram a rota em conformidade, só amanhã pelas 11h00, será apresentado o programa de trabalhos de limpeza e descontaminação com vista à imersão dos navios que integrarão o Parque Subaquático da Marinha de Guerra Portuguesa, a criar a cerca de 5,5 quilómetros da costa.

A Oliveira e Carmo foi lançada em 1975, justamente, na altura em que objetivo da sua construção, a presença naval nos mares das ex-colónias de Portugal tornava a sua missão sem sentido, com o fim da guerra colonial.

Isto porque é a peça inicial do Ocean Revival, um espaço que permitirá criar museológico subaquático, vocacionado para o turismo de mergulho, no âmbito de um protocolo assinado a 5 de Agosto de 2011 entre a Marinha e a Câmara de Portimão.

No “termo de transferência e de aceitação” ficou consignado que os cascos da fragata Hermenegildo Capelo, do navio-hidrográfico Almeida Carvalho, da corveta Oliveira e Carmo e do navio-patrulha Zambeze, já desativados e abatidos há algum tempo, serão afundados ao largo da Praia de Rocha, a cerca de três milhas da costa, em fundos de areia, com uma profundidade de cerca de 30 metros, em área já validada pelas autoridades ambientais.
Esta será devidamente assinalada e balizada para que os cascos dos navios afundados constituam roteiros subaquáticos, seguros e acessíveis a qualquer mergulhador desportivo, à semelhança dos que existem já em diversos países designadamente os EUA ou Reino Unido , adianta a Revista da Marinha.

A concretização do projeto levou à constituição da MUSUBMAR - Associação para a Promoção e Desenvolvimento do Turismo Subaquático, uma associação sem fins lucrativos, pela autarquia de Portimão e pela empresa Subnauta.

De acordo com a mesma fonte “serão convidadas a participar todas as coletividades do concelho ligadas à área do mergulho”.

Recife artificial único no mundo

O passo seguinte, a preparação para afundamento da primeira unidade que inicialmente seria o ex-Zambeze em Outubro do ano passado, vai agora iniciar-se com a corveta corveta Oliveira e Carmo, estando previsto o casco sofrer desmontagens e a retirada de quaisquer produtos contaminantes num dos estaleiros do porto de Portimão.

O autarca Manuel da Luz, considera que “o Ocean Revival faz todo o sentido”, justificando o projeto com a facto de o Mar ser “um recurso central de grande importância para o município”.

Outra das vantagens , além de criar um espaço museológico origina com potencial para o turism,o náuticol, é o reforço do ecossistema, “pois os navios a afundar funcionarão como recifes artificiais num fundo de areia, o que possibilitará o aumento da biodiversidade na zona”.

Parceiro privado garante que autarquia “não gastará um cêntimo”

Na assinatura do protocolo no verão do ano passado Luis Sá Couto, proprietário e administrador da firma Subnauta, parceira do município na MUSUBMAR garantiu que “a Câmara Municipal não gastará nem um cêntimo em todo este processo”.

Uma das fontes de rendimento seria a câmara hiperbárica cuja instalação está igualmente prevista no âmbito do projeto e é um equipamento fundamental para o tratamento dos acidentes de mergulho, ou das pessoas que inalaram gases, como o monóxido de carbono, entre outras valências terapêuticas.

O desenvolvimento do nicho do turismo de mergulho é outra das perspetivas, e pelas contas da Subnauta nos primeiros dez anos sejam atraídos 620.000 mergulhadores e respetivas famílias.

Segundo a Revista de Marinha o projeto Ocean Revival, desenrola-se há alguns anos, mas tardava em concretizar-se, “consequência das conhecidas burocracias e do receio em tomar decisões de muitos responsáveis administrativos e governamentais”.

Depois da última viagem até ao cais do porto de Portimão a corveta “Oliveira e Carmo”, rumará aos estaleiros, para ser preparada para o afundamento, depois de uma longa carreira que terminou em 1999, navegando a superfície do mar, em missões pacíficas. (O.A)

TVI 24 - Programa "Take-off Ordem para descolar"

O próximo episódio do programa "Take-off Ordem para descolar" da TVI 24, vai ter como tema a Aviação Naval e foi realizado com a colaboração da Esquadrilha de Helicópteros da Marinha Portuguesa.

Não perca domingo 12 de fevereiro, 18 horas, no canal TVI 24.

Últimos dias para visitar o navio-escola Sagres em Alcântara

O Navio-Escola Sagres está pronto para continuar a receber durante o fim-de-semana que se aproxima todos os interessados em visitá-lo. Até ao momento o navio já teve mais de 15 mil visitas.

A Marinha agradece as muitas e diversas manifestações de carinho que os portugueses têm tido para com o Navio-Escola neste seu aniversário, em que comemora 50 anos ao serviço de Portugal. Desde mensagens no microsite criado para o efeito, em www.marinha.pt/aniversariosagres/, nas redes sociais da Marinha e sobretudo os testemunhos pessoais a bordo do navio.

Para quem não teve ainda a oportunidade de visitar um dos navios mas emblemáticos da Marinha, poderá fazê-lo até domingo nos seguintes horários:

Sábado, 11 de fevereiro
Horários:
10h00 – 12h00
14h00 – 19h00
20H00 – 23H00

Domingo, 12 de fevereiro
Horários:
10h00 – 12h00
14h00 – 18h00

As visitas são gratuitas. (Marinha)

Concurso de admissão para a Polícia de Segurança Pública

9 de fevereiro de 2012

PITVANT adquire conhecimento com Destacamento da Esquadra Belga de aeronaves não-tripuladas

Na sequência de contactos mantidos no âmbito do Projeto de Investigação e Tecnologia em Veículos Aéreos Não-Tripulados (PITVANT) , por parte da Academia da Força Aérea (AFA), no 19th International Seminar of the Alfredo Kindelán Chair, subordinado ao tema "Training, management and operation of UAV's", organizado pela Força Aérea Espanhola, de 17 a 20 de novembro de 2009, em Madrid, e onde estiveram presentes delegados de todas as Forças Aéreas Europeias, houve a oportunidade de organizar um destacamento, em Portugal, do sistema UAV B-Hunter, pertencente ao 80th Squadron da Força Aérea Belga (FAB).

Este destacamento, constituído por 4 unidades daquele sistema, decorreu de 25 de outubro a 25 de novembro de 2011, tendo como base de operação a Base Aérea Nº11 , em Beja.

O sistema UAV B-Hunter é de fabrico israelita (Israel Aircraft Industries), utiliza tecnologia dos anos 90, e está vocacionado para missões de reconhecimento.

Entre outras, destacam-se as seguintes características operacionais deste sistema: 727 kg de peso máximo à descolagem, capacidade para carga útil (sensores) de 70 kg, autonomia de 10 a 12 horas e alcance máximo de 100 km.

Realça-se que a FAB opera este sistema desde 2001 e tem experiência operacional na utilização deste tipo de plataformas aéreas não-tripuladas em cenários operacionais na Bósnia-Herzégovina e no Congo. Dispõe de 18 unidades daquele sistema, cujo custo total foi de 60 M€.

O destacamento foi permanentemente acompanhado por elementos do projeto PITVANT que tiveram a oportunidade de: assistir a diversos briefings dados pelo Comandante do destacamento Belga a propósito da atividade desenvolvida pelo 80th Squadron da Força Aérea Belga; visitar o hangar em que se encontravam as plataformas e as respetivas estações de controlo de terra, de modo a observar de perto detalhes de todo o sistema; observar e analisar todos os procedimentos de preparação e operação em voo das plataformas; avaliar as capacidades técnicas e operacionais do sistema; e observar, in loco, a forma como é feita a coordenação das operações com o Controlo de Tráfego Aéreo, bem como os procedimentos de comunicação e segurança adotados na operação desta plataforma.

Decorrente do acompanhamento da operação do sistema UAV B-Hunter, as principais informações/conclusões recolhidas, de interesse para o projeto PITVANT, foram as seguintes:

Embora se trate dum sistema operacional, muitas das funcionalidades nele em uso são equivalentes às disponibilizadas, tanto nas plataformas como na Estação de Terra do projeto PITVANT;
Trata-se de um sistema que, em termos gerais, é relativamente antigo, o que aliado ao facto de ser um sistema fechado, faz com que utilize alguma tecnologia que, entretanto, se encontra descontinuada. Refere-se, a propósito, que alguma da tecnologia em operação nas plataformas PITVANT está muito à frente da utilizada naquele sistema, nomeadamente, no âmbito da integração de sistemas de navegação GPS e de inércia; de opções e animações gráficas das consolas de operação da Estação de Terra; da facilidade de implementação e de integração de novos software e hardware de missão;
A arquitetura do sistema de comando e controlo/comunicações é em tudo semelhante à adotada no projeto PITVANT;
O conjunto de procedimentos de operação em terra e no ar para plataformas UAV, desenvolvidos e testados ao longo dos três anos de duração que já leva o projeto PITVANT, são bastante similares aos utilizados pelo 80th Squadron da Força Aérea Belga na operação do seu sistema;
Por fim, é de salientar, a grande mobilidade das estações de terra do sistema UAV B-Hunter, característica que permite fazer destacamentos com grande eficiência.
Deste acompanhamento ao Destacamento do 80th Squadron da Força Aérea Belga resultou, para a equipa do projeto PITVANT, a oportunidade de adquirir valioso conhecimento no âmbito de procedimentos relativamente à coordenação do voo de plataformas UAV, não só com o Controlo de Tráfego Aéreo, mas também com outras plataformas em voo, bem como de procedimentos de comunicação e segurança. (F.A.P)

PARTICIPAÇÃO DO CTOE NO EXERCÍCIO REAL THAW 2012



No período entre 23Jan a 3Fev12 decorreu o exercício da Força Aérea Portuguesa (FAP) REAL THAW 2012, no qual o Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE) participou com o Special Operations Land Task Group (SOLTG) atribuído à Nato Responce Forces (NRF) 2012. Este exercício constituiu-se também como a 1ª Fase do Exercício VIRIATO 2012 da Unidade.
Na primeira semana, a atividade do SOLTG foi de planeamento, pré-projeção e estava prevista uma missão com a aeronave EH -101 MERLIN, no entanto devido às condições atmosféricas não foi possível executar esta tarefa. Na segunda semana o SOLTG foi projetado para o Regimento de Artilharia N.º 4 (RA4) em LEIRIA, que se constituiu como base avançada. A partir desta base deu-se continuidade ao planeamento e executou-se o Comando e Controlo das Missões atribuídas às Task Units (TU). A infiltração das Forças para o terreno foi realizada por aeronave a partir da Base Aérea N.º 5 (BA5) em MONTE REAL.

Um dos principais objetivos deste exercício foi a ambientação e emprego da aeronave EH -101 MERLIN da FAP como meio de infiltração e o desenvolvimento da integração nas TU de Foward Air Controler (FAC) da FAP e de países aliados, nomeadamente da Holanda e dos Estados Unidos da América. Ao nível do Comando e Controlo e nomeadamente no que respeita às Comunicações e Sistemas de Informação iniciou-se o processo de integração do Módulo SIC-T da Companhia de Transmissões de Apoio no SOLTG e desenvolveu-se o treino operacional com o meio rádio PRC 525 na gama de High Frequency (HF).

O emprego da aeronave EH -101 MERLIN e a integração nas TU de Foward Air Controler foi uma excelente oportunidade para o desenvolvimento das respetivas capacidades e pela primeira vez em Portugal foi possível, com recurso a Night Vision Goggles, infiltrar Forças de Operações Especiais (FOEsp) por helicóptero em períodos de visibilidade reduzida.

No âmbito das Comunicações e Sistemas de Informação constatou-se que o atual modelo de emprego dos escaços recursos disponíveis no Exército, com a cedência temporária de meios, carece de aperfeiçoamento, tendo-se concluído que as comunicações em HF requerem um treino contínuo, pelo que as FOEsp tendo em consideração os seus encargos operacionais e os respetivos níveis de prontidão, bem como, a complexidade deste tipo de comunicação, exigem a permanência destes meios na Unidade.(O.E)

EMGFA - Foto da Semana

7 de fevereiro de 2012

Ministro da Defesa Nacional preside à Cerimónia dos 50 Anos do Navio-escola SAGRES

O Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, preside amanhã, 8 de fevereiro, à Cerimónia Militar comemorativa dos 50 anos do Navio-escola Sagres sob bandeira nacional, que terá lugar a bordo, no cais de Alcântara, em Lisboa.

O Navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Em 1948 entrou ao serviço da Marinha do Brasil e foi batizado de Guanabara. Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução, dele herdando todos os símbolos, incluindo o próprio nome.

A Sagres içou pela primeira vez a bandeira portuguesa ao fim da manhã do dia 8 de Fevereiro de 1962, atracada no Rio de Janeiro. Desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Nestas funções efetuou 155 viagens pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. Nos 50 anos ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegadas, sendo também conhecida como um Embaixador Itinerante ao serviço de Portugal e o elo de ligação aos Portugueses espalhados pelo mundo.

Mais informações sobre o navio e as comemorações em www.marinha.pt/aniversariosagres

PROGRAMA:

10h45 - Embarque do Ministro da Defesa Nacional no NRP Sagres
11h00 - Cerimónia Militar Comemorativa dos 50 anos do NRP Sagres sob Bandeira Nacional
11h30 - Içar da Bandeira Nacional ao som do Hino Nacional executado pela Banda da Armada
11h40 - Saída do Ministro da Defesa Nacional do NRP Sagres (Marinha)

EXERCÍCIO “METROSÍDRO 121”, DO RG1

No período compreendido entre 31 de Janeiro e 01 de Fevereiro, o Regimento de Guarnição Nº1 (RG1) realizou o exercício de treino do seu Encargo Operacional (EOp), denominado “METROSÍDRO 121”.

O exercício, que envolveu toda a componente operacional num total de 151 militares e 20 viaturas, consistiu no deslocamento do 1ºBatalhão de Infantaria/Forças da Zona Miliar dos Açores para ocupação da sua Zona de Reunião / Área de Atribuição de Missão, tendo como finalidade, exercitar, desenvolver e melhorar a capacidade de resposta do EOp da Unidade, bem como para treinar os procedimentos táticos das suas Subunidades, a capacidade de comando e controlo aos vários escalões, a implementação de medidas ativas e passivas de segurança contra ações terrestres em ambiente de ameaça assimétrica, e, ainda, aferir a capacidade de apoio de serviços.

O balanço final do exercício foi muito positivo, tendo havido oportunidade para treinar procedimentos, testar material e equipamentos e corrigir algumas deficiências. (Exército)

Dia do Regimento de Lanceiros Nº 2

Navio-escola Sagres - 50 anos ao serviço da Marinha e de Portugal

Em dois dias mais de 7.500 pessoas visitaram o NE Sagres



Apesar do frio que se fez sentir durante o fim-de-semana, o Navio-Escola Sagres recebeu a visita de 7.760 pessoas a bordo, nos primeiros dois dias em que esteve aberto a visitas.

No sábado 3.298 pessoas e no domingo 4.462 pessoas foram dar os parabéns à Sagres, que na próxima quarta-feira, dia 08 de fevereiro, completa 50 anos ao serviço de Portugal.

O navio encontra-se na Doca de Alcântara e continua aberto a visitas até ao próximo dia 12 de fevereiro. (Marinha)

6 de fevereiro de 2012

Seminário - MONICAN - Monitorização do Canhão da Nazaré

A Marinha, através do Instituto Hidrográfico, irá realizar, no próximo dia 08 de fevereiro, na Biblioteca Municipal da Nazaré, um seminário sobre o projeto MONICAN -Monitorização do Canhão da Nazaré - "Uma janela aberta para um oceano de oportunidades".


Este evento, que conta com a colaboração da Câmara Municipal da Nazaré, tem por objetivo principal divulgar as capacidades de monitorização ambiental e previsão operacional que foram implementadas na área do Canhão da Nazaré no quadro do projeto MONICAN. A sessão pública será complementada de uma exposição sobre o projeto, que estará patente ao público até ao dia 09 de fevereiro de 2012.

PROGRAMA

14:30 - Boas Vindas pelo Diretor-geral do Instituto Hidrográfico, Vice-almirante Ramos da Silva
14:40 - Boas Vindas pelo Presidente da Câmara da Nazaré, Eng. Jorge Antunes Barroso
14:50 - Boas Vindas por um representante da Embaixada da Noruega em Portugal
15:00 - O projeto MONICAN no quadro da atividade do Instituto Hidrográfico – Carlos Ventura Soares (IH)
15:10 - Monitorização operacional da área do Canhão da Nazaré – João Vitorino, Inês Martins (IH)
15:30 - Previsão operacional e simulação numérica na área MONICAN – Francisco Silva, Sérgio Larangeiro, João Vitorino (IH)
15:50 - Gestão de dados e divulgação – Sara Almeida, Ana Lopes (IH)
16:10 - Desenvolvimentos Futuros – João Vitorino (IH)
16:20 – Intervalo
16:45 - O projeto SIMOC e aplicação de radares costeiros na área do Canhão da Nazaré – Pedro Agostinho (Qualitas)
17:00 - O projeto “Ocean Space Surveillance” – Tor Arne Reinen (SINTEF)
17:20 - Sistemas operacionais de monitorização e previsão das áreas marinhas – Olaf Sveggen (Fugro-Oceanor)
17:50 - A expertise SINTEF nos setores da cultura de macroalgas e aquacultura integrada – Silje Forbord (SINTEF)
18:10 - Cultivo offshore de macroalgas – Frank Neuman (Seaweed Energy Solutions)
18:30 - Encerramento do seminário (Marinha)

4 de fevereiro de 2012

"A 'Sagres' é um exemplo da nossa ligação ao mar"

“A ‘Sagres’ é um exemplo vivo da nossa ligação ao mar e, no actual momento que o País atravessa , o mar é uma janela de oportunidade”, afirma Sardinha Monteiro, comandante do navio-escola ‘Sagres’ – que comemora 50 anos ao serviço da Marinha portuguesa e 75 desde que foi lançado à água na Alemanha. No âmbito das comemorações, o navio está a partir deste sábado e até dia 12 aberto ao público na Gare Marítima de Alcântara, em Lisboa.

Das três voltas ao Mundo que já fez e dos 60 países por onde passou, a imagem é quase sempre a mesma: "As reacções mais emocionadas são dos emigrantes. Eles sabem que está ali uma parte do País", explica o comandante Sardinha Monteiro.

O infante D. Henrique é a figura de proa e a Cruz de Cristo é o ex-libris do navio ‘Sagres'. Foi o símbolo da Ordem Militar de Cristo, fundada por D. Dinis em 1317, na sequência da extinção da Ordem dos Templários. "Em todo o lado o navio é imediatamente reconhecido por ter nas velas a Cruz de Cristo. Depois, tem uma enorme beleza estética exterior e interior", conta o comandante do ‘Sagres'.

Durante estes 50 anos ao serviço da Marinha, o navio já formou centenas de cadetes e tem sido uma embaixada de Portugal no Mundo. Contando já com 166 portos estrangeiros visitados e mais de 575 milhas percorridas, "durante todo o tempo de navegação já fez mais do que três voltas ao Mundo", diz o comandante Sardinha Monteiro que, juntamente com toda a guarnição do navio, estará na Gare Marítima de Alcântara para receber todos os que queiram conhecer o navio-escola. (C.M)

Navio escola Sagres deu quase 27 voltas ao Mundo

O navio escola Sagres, a comemorar 50 anos ao serviço da Marinha portuguesa, já percorreu nas suas missões uma distância equivalente a quase 27 voltas ao mundo e visitou 60 países, tendo passado no total 17 anos fora de Lisboa.

Segundo números disponibilizados pela Armada portuguesa, a Sagres, ao serviço de Portugal desde 1962, já realizou 155 missões e três viagens de circum-navegação.

O navio escola da Marinha, pelo qual passaram alunos de 50 cursos da Escola Naval, visitou 60 países, tendo o porto do Funchal sido o mais visitado fora de Portugal continental, com 33 paragens.

Das três viagens à volta do mundo, a última, em 2010, foi a mais longa, demorando 344 dias, durante os quais a Sagres passou por 31 portos e percorreu quase 73 mil quilómetros. As outras duas viagens foram entre 1978 e 1979 e 1983 e 1984.

São Petersburgo (então Leninegrado), na Rússia, foi o porto visitado mais a norte do globo, em 1975, e Ushuaia, na Argentina, o porto visitado mais a sul, em 2010.

No total, a Sagres tem 6267 dias passados em missão, o que equivale a 17 anos consecutivos fora de Lisboa, e 580.540 milhas percorridas, o que resulta em 26,8 voltas ao mundo.

Público a bordo no aniversário

Para assinalar os 50 anos da Sagres, a Marinha tem previsto um programa de comemorações entre sábado, dia 4, e 12 de Fevereiro, em que o navio estará aberto ao público no cais de Alcântara, em Lisboa.

Esta iniciativa termina com um concerto da banda da Armada, que conta com a participação de Vitorino.

O navio escola Sagres tem uma guarnição de 218 marinheiros e o seu atual comandante, Sardinha Monteiro, assumiu funções há menos de um ano, em maio de 2011. (JN)

3 de fevereiro de 2012

Mostra documental na Cordoaria sobre “CORVETA SÁ DA BANDEIRA”

A Marinha, através da Comissão Cultural de Marinha, promove uma mostra bibliográfica, documental e iconográfica sobre a corveta “Sá da Bandeira”, corveta mista lançada à água no “Arsenal de Marinha” precisamente há 150 anos, sob a direção de D. Rodrigo de Sousa Coutinho.

A corveta “Sá da Bandeira” participou no combate ao tráfico da escravatura em Angola. Efectuou diversas comissões no oriente (entre outras, Macau, Timor, Sião e Japão). Distinguiu-se em acções militares em Timor e Angola.

A mostra, com entrada livre, estará patente ao público de 01 a 17 de fevereiro de 2012, no rés-do-chão do torreão central da ex-Fábrica Nacional de Cordoaria, com entrada pela rua da Junqueira. (Marinha)

Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço de Portugal

No próximo dia 8 de fevereiro, o Navio-escola Sagres comemora 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal. Para assinalar tão importante data na vida do Navio, irão decorrer diversas actividades de natureza social e cultural no período de 4 a 12 de fevereiro, com o Navio atracado no cais de Alcântara, em Lisboa.

O Navio-escola Sagres foi construído nos estaleiros da Blohm & Voss, em Hamburgo, em 1937, tendo, na altura, recebido o nome Albert Leo Schlageter. Em 1948 entrou ao serviço da Marinha do Brasil e foi batizado de Guanabara. Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objectivo de substituir a antiga Sagres, que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução, dele herdando todos os símbolos, incluindo o próprio nome.

A Sagres içou pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de Fevereiro de 1962. Desde então tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada, complementando assim as componentes técnica e académica ministradas na Escola Naval. Nestas funções efetuou 155 viagens, pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Índico, mares do Norte, das Caraíbas, do Japão, da China, Mediterrâneo, Arábico, Báltico, Vermelho e Amarelo. Nos 50 anos ao serviço de Portugal e da Marinha Portuguesa já realizou três voltas ao mundo, com 385 visitas a portos e cerca de 600 000 milhas navegados e é conhecido como um Embaixador Itinerante ao serviço de Portugal.

Em articulação com a Presidência da República e com o Governo, tem prestado um importante apoio à participação de Portugal em diversos eventos internacionais como a Expo Mundial em Nova Iorque (1964), o bicentenário da Independência dos Estados Unidos (1976), o bicentenário da Estátua da Liberdade (1986), o Festival Cabrilho em S. Diego (1978, 1983 e 1992), as comemorações de Jacques Cartier no Canadá (1984), as celebrações do Desembarque da Normandia em Rouen (1989), os 500 anos da descoberta da América (1992), os 450 anos da chegada dos portugueses ao Japão (1993), as comemorações do descobrimento do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama (1998), as comemorações do Descobrimento do Brasil por Álvares Cabral (2000), a cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos em Atenas (2004), o bicentenário da Batalha de Trafalgar (2005), o bicentenário das independências dos países da América do Sul (2010) ou a Expo de Xangai (2010).

O NRP Sagres é, presentemente, um dos veleiros mais conhecidos em todo o mundo, tendo inclusivamente acolhido a bordo inúmeros visitantes ilustres, desde presidentes da república, primeiros-ministros, reis, príncipes, bem como figuras ímpares da cultura como a fadista Amália Rodrigues, o Captain Alan Villiers, o pintor Roger Chapelet, o jornalista Fernando Pessa ou o realizador Manoel de Oliveira, que a bordo deixaram o seu testemunho no Livro de Honra do navio.

Consulte a História e o programa das comemorações dos 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa em http://www.marinha.pt/aniversariosagres/ e venha visitar o Navio que é um dos símbolos de Portugal no mundo. (Marinha)

Embraer aumenta participação na Ogma

A Embraer Defesa e Segurança assinou em 27 de janeiro (sexta-feira), um acordo para adquirir da European Aeronautic Defense and Space Company (EADS) 30% das ações que representam o capital da Airholding, SGPS, S.A..

A AIrholding, SGPS, S.A. é um consórcio formado em 2005, pela Embraer e pela EADS, constituído em Portugal com o propósito específico de deter 65% de participação acionária na OGMA. Com este novo acordo, a Embraer assume o controle total da participação da Airholding, enquanto o governo português permanece com 35% das ações por meio da Empordef – Empresa Portuguesa de Defesa.

“Este investimento adicional em Portugal visa reforçar a parceria estratégica entre o Brasil e a União Europeia”, disse Luiz Carlos Aguiar, Presidente da Embraer Defesa e Segurança. “A transferência final deve ocorrer após a aprovação dos órgãos reguladores portugueses, dentro de 30 a 90 dias úteis.”

A OGMA fornece serviços de manutenção e reparos para aeronaves militares e civis, motores e componentes, além de fabricar e montar estruturas aeronáuticas.

A Embraer Defesa e Segurança é uma empresa global que oferece sistemas de defesa e soluções integradas para os mercados civil e militar. Com sede no Brasil, a Empresa tem presença destacada nos mercados de defesa e segurança em que atua. Desempenha um papel estratégico no sistema de defesa do Brasil e já forneceu mais de 70% da frota da Força Aérea Brasileira (FAB). Com mais de 40 anos de experiência, a Embraer Defesa e Segurança está presente em 48 países, com aeronaves e soluções em mais de 50 forças armadas no mundo todo. (Fator)

KFOR - Cerimónia de Imposição de Medalhas aos militares portugueses

Realizou-se em 28 de Janeiro, uma cerimónia de imposição de Medalhas NATO, aos militares do GAM/BrigInt/KFOR, que integram a Tactical Reserve Manoeuvre Battalion (KTM), assim como aos militares do Contingente Húngaro, presentes no Kosovo.

A Cerimónia decorreu na tenda multiusos do QG/KFOR e, na parada, as forças apresentaram-se divididas por Unidades, por um lado a KTM com os militares Portugueses e Húngaros e por outro o National Contingent Command (NCC), juntamente com o National Support Element (NSE) Húngaros.

Nesta cerimónia esteve presente a Embaixadora de Portugal para o Kosovo, Dr.ª Vera Maria Fernandes, o representante do Embaixador da Hungria juntamente com diversos Senior Representatives, Comandantes de Unidades e diversas entidades da KFOR.

Para além da Non-Article Five Medal da NATO, militares Portugueses foram condecorados com a Peacekeeping Medal, do Exército Húngaro e, militares Húngaros, com a Medalha Cruz de S. Jorge.

Seguiu-se o almoço em Camp Slim Lines, com dois pratos tradicionais, um de cada Nação (o bacalhau à GAM e o Goulash), o que demonstra bem o espírito no lema adotado "TWO NATIONS, ONE FORCE" (Duas Nações, uma Força). (EMGFA)

2 de fevereiro de 2012

Empresa portuguesa fornece Exército dos EUA

A OutSystems é a primeira empresa portuguesa a vender software ao Departamento de Defesa Norte-Americano que vai permitir a criação de uma cloud privada e a consolidação dos seus Data Centers.

No âmbito de uma iniciativa federal para consolidação de todos os Data Centers, a Agile Platform da OutSystems foi selecionada pelo Exército Americano para suportar a Cloud Privada deste organismo, assim como garantir o processo de migração das aplicações existentes.

O contrato, recentemente assinado, inclui o fornecimento de uma licença da Agile Platform à Divisão de Serviços de Arquitetura de Sistemas do Centro de Engenharia de Software do Exército Americano (SEC), uma unidade do Army’s Communications-Electronics Command (CECOM).

O acordo incluí também o fornecimento de todo o suporte necessário para a primeira fase do projeto de migração de aplicações, assim como a formação e treino à equipa desta organização, a decorrer neste momento. (Fonte)

Academia da Força Aérea comemora 34º Aniversário

A Academia da Força Aérea (AFA), na Granja do Marquês, comemorou, no passado dia 1 de fevereiro, o seu 34º Aniversário numa Cerimónia presidida pelo Comandante da AFA, Major-General Serôdio Fernandes.

Nesta Cerimónia realizou-se a rendição do Porta-Estandarte Nacional e respetiva Escolta e, a Rendição do Porta-Estandarte da AFA. A cerimónia contou ainda com a imposição de condecorações e entrega de prémios escolares aos alunos que mais se distinguiram no passado ano letivo, nas vertentes académica, militar e física.

Também por ocasião deste Aniversário, decorreu nas instalações da Granja do Marquês, um encontro de confraternização entre Ex-Alunos da AFA. Este encontro contou com a presença do Chefe do Estado-Maior da Força Aérea, General José Pinheiro, e iniciou-se com a deposição de uma coroa de flores junto ao monumento de "Homenagem aos Mortos", seguindo-se uma Missa de Ação de Graças e Sufrágio pelos militares e civis da AFA já falecidos, terminando num jantar convívio. (FAP)

Navio-Escola Sagres celebra 75 anos com Vinhos Península de Setúbal

A Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal (CVRPS) e alguns produtores da Região lançam, dia 9 de fevereiro, na Gare Marítima de Alcântara, a bordo do Navio-Escola Sagres, uma edição especial comemorativa dos 50 anos do Navio-escola Sagres sob bandeira portuguesa e 75 anos de vida do Navio de Treino de Mar Creoula.

Num reconhecimento à Marinha Portuguesa e com uma edição singular, os quatro vinhos da região - um tinto, um tinto reserva, um branco e um moscatel roxo - recebem os nomes dos Navios “Sagres” e “Creoula”.

Depois de várias voltas ao Mundo, o Navio-escola Sagres é homenageado pelos seus 50 anos ao serviço da Marinha Portuguesa e de Portugal no estrangeiro. As comemorações decorrerão a bordo do navio, entre 3 e 12 de fevereiro, e incluirão a abertura ao público e outras atividades de natureza social e cultural.

“A Península de Setúbal sempre teve uma forte ligação ao mar e consequentemente à Marinha, pelo que não poderíamos deixar de nos associar às comemorações em homenagem aos Navios Escola Sagres e Creoula”, revela Henrique Soares, Presidente da CVR da Península de Setúbal.

O Sagres II, que regista no seu currículo 155 viagens, 385 visitas a portos e perto de 600 mil milhas de navegação, foi construído em 1937 em Hamburgo, tendo na altura recebido o nome de Albert Leo Schlageter. Em 1948, entrou ao serviço da Marinha do Brasil, apelidado de Guanabara. Em 1961 foi adquirido por Portugal com o objetivo de substituir a antiga Sagres que já não se encontrava em condições de assegurar a continuidade das viagens de instrução. Mantendo todos os símbolos, incluindo o seu ex-libris a Cruz de Cristo, içou pela primeira vez a bandeira portuguesa a 8 de fevereiro de 1962 e, desde então, tem assegurado a formação marinheira dos futuros oficiais da Armada. (Rostos)

1 de fevereiro de 2012

Ministro da Defesa - "Tal como existem as Forças Armadas não são sustentáveis"

O ministro da Defesa considerou hoje que "tal como existem as Forças Armadas não são sustentáveis" e defendeu a realização de reformas estruturais, depois de ter recebido avisos de "prudência" nesta matéria por parte de antigos chefes militares.

Durante um almoço conferência promovido pela revista Segurança e Defesa, José Pedro Aguiar-Branco elencou várias medidas que estão em curso e já concluídas e deixou um apelo à audiência - composta por altas patentes militares e dos serviços de informações - para que sejam parte das reformas em curso.

"Este é o tempo de fazer todas as reformas e nós vamos fazê-las, os portugueses não perdoariam se assim não fosse (...) São precisos todos aqueles que pensam a segurança e a defesa, como esta casa, são precisos todos aqueles que no terreno têm o comando efetivo das operações. Esta reforma faz-se convosco, faz-se com os militares, faz-se com os chefes ou não se faz de todo", exortou.

Na audiência estiveram figuras como os ex-chefes militares Pinto Ramalho, Garcia Leandro ou Melo Gomes, para além do secretário-geral do Serviço de Informações da República Portuguesa (SIRP), Júlio Pereira, o diretor do Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED), Casimiro Morgado, ou o diretor da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), António Nunes.

Depois da sua intervenção, Aguiar-Branco foi confrontado com duas perguntas do ex-chefe do Estado-Maior da Armada Melo Gomes e do ex-vice-chefe do Estado-Maior do Exército Garcia Leandro, que o advertiram para o "risco" de se colocar em causa o "caráter" da instituição militar.

"As Forças Armadas são um pilar do Estado e não podem estar constantemente em reestruturação", disse Melo Gomes, pedindo "prudência" nas reformas.

No mesmo sentido, Garcia Leandro afirmou que "se se retirar o caráter" às Forças Armadas, "abatemos as suas estruturas".

Às preocupações, o ministro da Defesa respondeu com "um mergulho na verdade das coisas" e sublinhou que "a realidade do país" não é a mesma de há dois ou três anos.

"A adaptação tem de acontecer em todo o lado. Vivemos acima daquilo que podíamos, em todos os setores", considerou Aguiar-Branco, que referiu a sua experiência enquanto porta-voz do PSD para a Defesa, quando foram feitas as reformas de 2009.

"Era um país que, bem ou mal, nós julgávamos que era outro", disse, advertindo que "tal como hoje existem, as Forças Armadas não são sustentáveis" e que estas correm o risco de uma "implosão" caso seja ignorada "a sustentabilidade das mesmas".

Na sua intervenção, José Pedro Aguiar-Branco elencou várias reformas já feitas, como a redução de estruturas no seu ministério, a localização do novo Hospital, o início da revisão da Lei de Programação Militar ou a transposição para a nova tabela remuneratória.

"Estamos igualmente a trabalhar em conjunto com o Ministério da Economia no estudo de viabilidade do aeroporto complementar de Lisboa, estamos a preceder a um estudo sobre os Estabelecimentos Militares de Ensino, procurando gerir melhor os recursos, de forma mais racional, sem olhar a dogmas ou preconceitos", acrescentou ainda. (DN)

MINISTRO DA DEFESA NACIONAL QUER APROXIMAR FORÇAS ARMADAS DAS POPULAÇÕES

«O Ministério da Defesa Nacional pretende trabalhar, nos próximos meses, em conjunto com autarquias, de forma negociar e criar um sistema que permita colocar os recursos da Engenharia Militar ainda mais ao serviço das populações, de uma forma mais centralizada e eficiente», afirmou o Ministro da Defesa Nacional, José Pedro Aguiar-Branco, na abertura das comemorações do centenário do Instituto Superior Técnico e do 194.º aniversário da morte do General Gomes Freire de Andrade.

Referindo que «colocar as Forças Armadas ao serviço das populações» para que as comunidades saibam que podem contar com os militares é um eixo estratégico do Ministério, Aguiar-Branco recordou que a engenharia militar tem já «vários protocolos de colaboração com a Administração Local», sendo possível ir mais longe. (MDN)

Dia da Marinha 2012: Trabalhos alusivos à presença da Marinha em Almada

Este ano, o Dia da Marinha celebra-se em Almada e no âmbito destas comemorações a Marinha, através da sua Comissão Cultural, pretende selecionar um trabalho inédito alusivo à presença da instituição em Almada e à sua relação com este concelho.

O trabalho selecionado será editado e distribuído durante a Exposição de Actividades do Dia da Marinha e terá divulgação apropriada no portal da Marinha na internet e na intranet.

Os trabalhos devem ter entre 20 e 30 páginas (fonte “times new roman”, 12, espaçamento 1,5) e podem ser ilustrados, devendo os autores assegurar que não sugerem imagens com direitos de autor da parte de terceiros.

As propostas deverão ser enviadas até ao dia 30 de março de 2012, por correio, à Comissão Cultural de Marinha (Praça do Império, Belém 1400-206 Lisboa) . (Marinha)