19 de setembro de 2009

Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo

No âmbito das comemorações do Ano Internacional da Astronomia, o Ministério da Cultura, através da Direcção-Geral de Arquivos e do Arquivo Nacional da Torre do Tombo, apresenta a Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo, alusiva ao estudo e ao impacto da Náutica e da Astronomia, entre 8 de Setembro de 2009 e 22 de Janeiro de 2010, na Torre do Tombo, em Lisboa, e que conta com a colaboração do Museu de Marinha.

No ano em que se comemoram as primeiras observações astronómicas feitas por Galileu, esta exposição, composta por três áreas distintas, testemunha a importância do pensamento e da acção científica portuguesa. Na primeira área da exposição, são apresentados manuscritos originais, como a Carta de Mestre João ao rei D. Manuel I, o Livro de Marinharia de João de Lisboa, o Tratado da Esfera e outros tratados matemáticos e a obra Curiosidades Matemáticas, de Frei José de Jesus Maria.
Na segunda área encontram-se expostos instrumentos náuticos como o astrolábio, o quadrante e o telescópio, e exibe documentários temáticos de demonstração da sua aplicabilidade.

Na terceira área, é apresentado o documentário Caravelas e Naus – Um choque tecnológico no século XVI. Além disso, numa pequena sala podem também ser manuseados os instrumentos de navegação utilizados pelos pilotos portugueses dos séculos XV a XVII.

A Exposição Registos do Céu, Astronomia em Manuscritos da Torre do Tombo contou com a participação do Comandante António Gonçalves, integrado na resposta Comissão Científica, e teve a colaboração do Museu de Marinha e do seu Director, Comandante Rodrigues Pereira. ( Marinha Portuguesa )

Sem comentários:

Enviar um comentário

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.