As obras estão a ser efectuadas por máquinas e militares da Direcção Geral de Engenheiros de Aeródromos da Força Aérea Portuguesa (DGEAFA), apurou o Observatório do Algarve no local.
Os trabalhos destinam-se a nivelar os terrenos para que possam receber a parada militar do Dia de Portugal, que este ano será realizada em Faro, segundo indicação do Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, que designou a capital algarvia como sede das Comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas”.
O chefe de Estado nomeou António Barreto como presidente da “Comissão Organizadora das Comemorações”.
Não é invulgar que seja a Força Aérea a realizar operações de nivelamento de terras, uma vez que os oficiais Engenheiros de Aeródromos da Força Aérea "realizam estudos técnicos, projectos e suas componentes, construção e manutenção na área de engenharia civil, das infra-estruturas aeroportuárias militares, incluindo a documentação inerente à realização de concursos e consultas para empreitadas e a sua fiscalização", pode ler-se no site da Força Aérea.
Segundo a Força Aérea, os mesmos militares "podem colaborar e desenvolver projectos de investigação autónomos ou em cooperação com entidades nacionais ou estrangeiras".
Recorde-se que a propósito da Comemoração do Dia de Portugal em Faro, o presidente da Câmara Municipal de Faro, Macário Correia, afirmou que "quer ter a cidade limpa e conta com o envolvimento da população e das entidades locais" nas comemorações oficiais, que contarão com dois banquetes envolvendo mais de 200 elementos do Corpo Diplomático (residente e não-residente), entre muitos outros convidados
Sublinhando que a cidade vai funcionar como "montra" durante os dias 9 e 10 de junho, o líder da autarquia lembrou que a realização daquele evento em Faro "impõe muito trabalho a todos".
"Quero lançar um desafio ao orgulho dos farenses e pedir-lhes para ter a cidade limpa, pintada e caiada", referiu, lembrando que as imagens da cidade vão ser altamente difundidas através da imprensa.
O presidente da Câmara de Faro disse querer envolver escolas, artistas e associações culturais no espírito das comemorações, adiantando que nos dias anteriores às comemorações terão lugar várias festas e eventos na cidade.(Fonte)
É de facto um acontecimento de louvar, e muito positivo para Faro, espero que nós Farenses estejamos á altura.
ResponderEliminarass. Jorge