19 de julho de 2010

Museu da Marinha com mais espaço para os Descobrimentos

Afinal, o projecto de criação de um museu para os Descobrimentos não está de todo abandonado. Amanhã, os ministérios da Cultura e da Defesa irão assinar um protocolo que, na sequência do que já tinha sido acordado em 2009, define não só a cedência do edifício da Cordoaria para a instalação do Museu Nacional de Arqueologia, como também o alargamento - no espaço e na temática - do Museu da Marinha.

Com um projecto museológico comum aos dois ministérios, o Museu da Marinha irá proceder à "actualização da sua narrativa", para englobar a temática dos Descobrimentos, revelou o secretário de Estado da Cultura, Elísio Summavielle, na audição parlamentar, na passada quarta-feira.


Summavielle também garantiu que o novo Museu Nacional de Arqueologia irá abrir na Cordoaria em meados de 2013, começando já em 2011 "todos os estudos e obras necessárias", disse.

Para desenvolver o eixo Ajuda- -Belém, que integra ainda o novo Museu dos Coches, por exemplo, será criada uma comissão presidida pela Câmara de Lisboa, "por causa das acessibilidades, da sinaléctica e deste tipo de questões", de que fará também parte o IGESPAR (Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico), o IMC (Instituto Museus e Conservação), a Fundação EDP, entre outros. (DN)

2 comentários:

  1. Tudo isto me cheira a mais parasitários tachos a promover pela moribunda, mas infelizmente ainda não falecida república centenária.No Museu de Arte Antiga, existem salas e salas ao abandono, onde qualquer tarado poderá lesar as obras expostas e tudo isto, por falta de verba para funcionários que pelo menos, tenham umas luzes daquilo que a casa expõe. Não há dinheiro para nada, mas existe a rodos para certo tipo de sector que invariavelmente, é o da construção em betão.

    ResponderEliminar
  2. Caro Nuno,
    A república está moribunda desde o dia em que nasceu,só vai vivendo o suficiente para alimentar o ser parasita (Maçonaria) que a criou e que se alimenta dela desde então.

    ResponderEliminar

Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.