O ministro da Defesa, Augusto Santos Silva, adiantou hoje que o seu homólogo brasileiro vai estar em Portugal em setembro e que nessa altura poderá haver desenvolvimentos sobre a participação portuguesa no projeto cooperativo das aeronaves KC-390, da Embraer.
“Estamos a trabalhar de forma a que seja possível avançar nesse projeto, aquando da próxima deslocação a Portugal do ministro da Defesa do Brasil, que está prevista para o próximo mês de setembro”, afirmou Santos Silva aos jornalistas, no final de uma visita à Academia Militar.
O KC-390 é um avião de transporte militar que a Embraer está a desenvolver e que pode substituir os Hércules C-130 actualmente usados pela Força Aérea Portuguesa, sendo um concorrente direto do Airbus A400M, outro projeto cooperativo (que envolve diversos países) em que Portugal chegou a estar envolvido, mas do qual desistiu.
Há algumas semanas, fonte oficial do ministério da Defesa disse à agência Lusa que o envolvimento de Portugal no projeto “é uma hipótese a médio prazo”.
Actualmente existe um grupo de trabalho coordenado pela Direcção Geral de Armamento e Infra-estruturas de Defesa para este projeto, encarregue de estudar uma eventual participação de Portugal, com o envolvimento de empresas portuguesas no fabrico de componentes para as aeronaves. (I)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.