Um contingente nacional de 175 efectivos, 89 dos quais oficiais e sargentos, começa a partir para o Afeganistão no final do mês. A missão destes militares é ensinar e apoiar as forças militares afegãs.
Segundo a agência Lusa, esta sexta-feira, no Regimento de Infantaria (RI) 14, em Viseu, o estandarte nacional foi entregue ao contingente, constituído por elementos da Marinha, da Força Aérea e do Exército.
O comandante do contingente, António Salgueiro, explicou que «o contingente irá numa missão de ensino, de apoio, de mentorização das forças militares afegãs em diversas áreas de ligação às estruturas superiores da divisão afegã que opera na região de Cabul, na estrutura de apoio a uma Garrison Suport Unit que funciona num dos aquartelamentos ocupados pelas forças afegãs e internacionais e no desenvolvimento do apoio com equipas de formadores e instrutores».
António Salgueiro sublinhou que é o exército afegão que «tem de operar no teatro, na reconstrução do seu país, sendo o papel do contingente português dar-lhe os conhecimentos para que isso seja possível».
«Aquilo que nos orienta na nossa missão é a possibilidade de apoiar, mentorizar, os militares afegãos que têm essa responsabilidade para com a restante estrutura do exército afegão», afirmou o comandante. (iol)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.