Várias dezenas de equipas internacionais de mergulho profundo invadem na segunda feira as águas de Portimão, no Algarve, para treinar salvamento submarino, inativação de engenhos explosivos ou combate ao narcotráfico, disse fonte da Marinha Portuguesa.
O exercício internacional de mergulho profundo, denominado “Deep Divex 2010”, vai ser pela primeira vez realizado em Portugal e vai ser organizado pela Marinha Portuguesa, que escolheu as águas de Portimão para palco dos exercícios subaquáticos.
Os principais objetivos são o treino das equipas de mergulho profundo na área militar da guerra de minas, inativação de engenhos explosivos, salvamento submarino e missões de serviço público, como o combate ao narcotráfico, operações de busca e salvamento e colaboração com outras entidades na resolução de acidentes subaquáticos, explicou a Marinha Portuguesa.
O exercício vai decorrer a cinco e a dez milhas a sudoeste de Portimão e vai ser uma oportunidade de treino em cenários diversificados, permitindo consolidar a capacidade de mergulho profundo da Marinha Portuguesa e fomentar o intercâmbio de conhecimentos, experiências, procedimentos, cooperação e interoperabilidade entre as várias Marinhas das nações aliadas.
O exercício, que se prolonga até 08 de outubro, vai ter a presença 80 representantes, nomeadamente de Portugal, Bélgica, Canadá, Estónia, Noruega, Itália, Holanda, Suécia e EUA.
A área de Portimão foi a escolhida para realizar o “Deep Divex” por ser uma região “com potencial para a prática do mergulho” e pelas “excelentes condições ambientais que a região oferece para a prática da actividade”, explica a Marinha Portuguesa. (Jornal do Algarve)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.