No Forte do Bom Sucesso/Museu do Combatente decorreu o lançamento do livro "Guaritas - Arte e Engenho", da autoria de Moutinho Borges e Marín Garcia, através da Editora By the Book. A sessão de lançamento iniciou-se com a apresentação do livro, pelo General Chito Rodrigues, convidado para o efeito seguindo-se algumas palavras pela editora e terminando com uma exposição e explicação sobre a obra feita pelo autor, Dr. Moutinho Borges.
Presentes, para além de muitos convidados, o General Ramalho Eanes e a Dra. Manuela Eanes. A apresentação terminou com um Porto de Honra.
O presente livro, subordinado ao tema Guaritas: Arte e Engenho, é o resultado de dois anos de investigação sobre a arquitectura militar abaluartada* e da sua componente artística nas Praças-fortes, Fortalezas e Fortes entre Portugal e Espanha.
No contexto artístico, o que mais se realça nas Fortalezas e Fortes são as Portas Magistrais**, encimadas pela heráldica régia, imediatamenteprecedidas pelas guaritas, as quais caracterizam o complexo defensivo. A obra que apresentamos divide-se em três partes: a primeira é uma abordagem histórica sobre as Guaritas, a sua evolução ao longo dos tempos, formas de construção e modelos existentes, a segunda é constituída pelo capítulo Arte, com desenhos a nanquim das Guaritas da raia seca, entre Portugal e Espanha, e a terceira consiste no registo fotográfico das Guaritas que vão desde a Torre de Belém até ao Guincho, ou seja na linha defensiva do Tejo até Cascais.
* Termo que caracteriza um estilo de fortificação projectada para a guerra defensiva, colocando-se as peças de artilharia nos baluartes.
** Portas principais das Fortalezas sempre decoradas e com brasões reais.(Liga dos Combatentes)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.