A ‘Sagres’ recebeu a bordo as mais altas entidades do jovem país e embarcou marinheiros timorenses formados pela Marinha portuguesa.
Continuámos a nossa viagem com destino a Timor-Lorosae já sem o risco dos tufões. Os trabalhos de preparação do navio iam avançados e várias vezes manobrámos para evitar os fortes aguaceiros que ameaçavam destruir o nosso trabalho de vernizes e pinturas antes que estes secassem.
Passámos os dias 7 e 8 de Setembro ao largo da ilha de Ataúro e, no dia 9, entrámos o Porto de Díli onde fundeámos para receber 22 militares da Componente Naval das Forças de Defesa de Timor-Leste (FDTL). Foram os melhores alunos dos 150 militares que a Cooperação Técnico-Militar Portuguesa está a acabar de formar. Para os militares timorenses tratou-se de um prémio pelo seu desempenho académico, mas também uma oportunidade de colocar em prática muitos dos conhecimentos adquiridos. Para nós foi uma oportunidade de reforçar as relações de amizade entre as Marinhas. Nessa perspectiva, realizámos vários exercícios e manobras, que permitiram rentabilizar os 3 dias de embarque, enriquecendo a formação dos nossos convidados.
Após embarcar os alunos timorenses, o navio navegou à vela com destino ao enclave de Oecussi onde visitámos o local em que os portugueses desembarcaram em 1515, recebemos algumas visitas e embarcámos o Embaixador de Portugal em Timor-Leste, Luís Barreira de Sousa, que realizou connosco o trânsito até Díli ao longo de cuja marginal navegámos a todo o pano.
Atracámos em Díli no passado Domingo tendo recebido a bordo, o Presidente da República e Nobel da Paz, o Dr. José Ramos-Horta. Fomos também visitados pela Dr.ª Kirsti Gusmão e filhos. Foi a oportunidade para a entrega de uma remessa de livros recolhidos pela Administração do Porto de Lisboa, na sua maioria manuais escolares.
Esta terça-feira chegou a Díli o Comandante da Marinha Portuguesa, o Almirante Melo Gomes que se deslocou a Timor a convite do Chefe do Estado-Maior General das F-FDTL. Nesta visita, cuja presença veio reforçar ainda mais os laços de amizade já existentes.
Na Quarta-feira, no âmbito das actividades protocolares desenvolvidas, o navio, contou com a presença a bordo de vários dirigentes desta jovem nação, figuras mediáticas dos movimentos de libertação que culminaram na independência de Timor, altas entidades da missão da ONU, bem como vários cidadãos portugueses e timorenses, que diariamente ajudam no desenvolvimento deste povo.
Até à largada, ontem pela manhã, o navio participou diariamente na visita oficial do Almirante CEMA e apoiou activamente a política externa desenvolvida pela Embaixada de Portugal que fez coincidir com a nossa visita a realização da IV Feira do Livro em Díli.
Navegamos agora com destino a Jacarta, onde atracaremos no próximo Domingo para mais uma etapa de promoção de Portugal.(C.M)
Sem comentários:
Enviar um comentário
Mensagens consideradas difamatórias ou que não se coadunem com os objectivos do blogue Defesa Nacional serão removidas.